SAÚDE

Retomada de atividades físicas na pandemia deve respeitar limites do corpo, diz educador físico

Atividades físicas em academias e parques precisam ser retomadas gradualmente para evitar eventuais problemas de saúde

Yuri Nery
Yuri Nery
Publicado em 05/11/2020 às 17:29
Reprodução/TV Jornal Interior
FOTO: Reprodução/TV Jornal Interior

Com as academia e parques fechados por meses, para não deixar de movimentar o corpo durante a pandemia da covid-19 muitas pessoas tiveram que adaptar a prática de exercícios ao ambiente doméstico. Enquanto outras, abandonaram completamente as atividades físicas no período de isolamento social. De acordo com uma pesquisa realizada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Universidade de Campinas (Unicamp) e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), 62% dos entrevistados interromperam a rotina de exercícios durante os meses de total isolamento. Entretanto, retomar a rotina de atividade com muita sede ao pote, para recuperar o prejuízo, não é o recomendado. O educador físico e personal trainer Erik Barretto, explica que respeitar os limites do corpo é de extrema importância nesse processo.

“Essa volta precisa ser gradativa, respeitando os limites do corpo, sempre atento ao que os profissionais da educação física do local onde treina estão dizendo (...) O processo é gradual, lento, mas ele é objetivo. Você vai conseguir retomar tudo o que você treinava antes da pandemia e parou”, disse.

Dificuldades

Para o educador físico, a série de medidas de segurança e de higiene que precisam ser seguidas à risca para evitar infecção e disseminação do novo coronavírus, pode estar sendo um fator que tem feito com que as pessoas sintam dificuldade em retornar à prática de atividades físicas ou até mesmo de iniciar com a prática.

“O uso de máscara incomoda demais as pessoas (...) voltar para a academia com uma máscara é completamente diferente. E as pessoas estão se incomodando com isso. Acredito que quem treinava mais assiduamente, se adapta mais fácil porque de alguma forma aquilo já fazia parte da sua rotina. Mas para quem estava esperando aquele start, para reiniciar ou para começar a fazer atividades, foi uma barreira a mais, sem dúvidas”, explicou.

Saúde x Estética

Erik Barretto destaca ainda que buscar inspiração em corpos de celebridades e personalidades das redes sociais, deve ser considerado pensando exclusivamente na saúde ideal e não no corpo ideal, na estética. Para o profissional, a estética é apenas uma consequência de hábitos saudáveis.

“O exercício é para trazer saúde. A estética ela vai ser consequência da sua vida. Se ela for mais saudável, menos saudável, se você praticar um exercício que tem um impacto mais forte fisiologicamente no emagrecimento ou não. Mas o que importa de verdade, mesmo, é a gente procurar alguma coisa que gere um nível de satisfação (...) Esquece esse negócio de corpo definido do outro. Até porque o corpo é do outro”, comentou.