Eleições 2020: saiba como votar em segurança contra a covid-19

Pandemia vai alterar a rotina das eleições 2020; primeiro turno acontece no domingo, 15 de novembro
Atualizada no dia 13 de novembro de 2020
às 18h20
Publicado em 09/11/2020 às 18:48
Urna eletrônica Foto: Fábio Pozzebom/Agência Brasil


Listen to @ PROGRAMA LIGA DO ESCRETE ANTO?NIO GABRIEL 14-01 byRádio Jornal on hearthis.at

No Brasil inteiro, os eleitores estão na expectativa para a escolha dos prefeitos e vereadores para os próximos quatro anos. O primeiro turno das eleições 2020 acontece no próximo domingo (15). Este ano, por conta da pandemia da covid-19, será preciso respeitar alguns protocolos adotados pela Justiça Eleitoral. O segundo turno será realizado no dia 29 de novembro.

>> Eleições 2020: confira esquema de segurança contra a covid-19 montado para o dia do pleito

>> Diretor-geral do TRE-PE pede que eleitor não use álcool nas urnas para evitar danos

>> Eleições 2020: PF usará drones para flagrar crimes como boca de urna

>> Eleições 2020: Urnas são seguras e uso é transparente, afirma TSE

>> TRE proíbe comícios, passeatas e carreatas na reta final da campanha eleitoral em Pernambuco

O plano de segurança sanitária para as eleições 2020 foi elaborado por uma equipe de especialistas dos hospitais Albert Einstein, Sírio-Libanês e por técnicos da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), consultados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), e é focado em duas frentes: mesários e eleitor. Cartazes ilustrativos com o passo a passo da votação serão fixados nas seções eleitorais.

O diretor-geral do Tribunal Regional Eleitoral em Pernambuco (TRE-PE), Orson Lemos, explica que o órgão está seguindo todos protocolos. “Estamos tendo o devido cuidado e o treinamento dos mesários foi todo feito à distância. Agora, o eleitor deve se preparar para domingo saber o local de votação, porque alguns mudaram de lugar, principalmente nas dez maiores cidades, onde temos prédios com muitas sessões, mas infelizmente alguns prédios fecharam na pandemia. O eleitor deve buscar o e-Título e para saber o local e o endereço de votação”, disse.

Lemos lembrou que não é preciso estar com o Título de Eleitor em mãos. “Ele tem que saber o local de votação e tem que ter um documento oficial com foto – RG, Carteira de Habilitação, Carteira de Trabalho, Passaporte – e se ele não tiver esse documento, baixe o e-Título digital com a foto terá validade para votar”, explicou.

Eleitores

Horário de votação ampliado: 7h da manhã até as 17h. Porém, de 7h às 10h será preferencial para maiores de 60 anos.

Máscaras: uso obrigatório, sem ela o eleitor não poderá votar. Caso seja necessário, o mesário pode pedir que o eleitor se afaste e abaixe a máscara para conferir a foto na identidade. Use máscara desde o momento que sair de casa até a volta.

Trajeto até local de votação: no transporte até o local de votação, mantenha distância de, no mínimo, um metro das outras pessoas em filas e evite entrar em veículos cheios.

Distanciamento: mantenha distância de, no mínimo, um metro das outras pessoas dentro dos locais de votação. Evite contato físico com outras pessoas, como abraços e apertos de mão. Respeite a marca de distanciamento nas filas e nas seções eleitorais (sinalizada com adesivos nos chãos).

Comida: não será permitido comer ou beber nada na fila de espera. A medida é para evitar que as pessoas tirem a máscara.

Álcool em gel: será distribuído em todas seções para que os eleitores limpem as mãos antes e depois da votação.

Caneta: o TSE recomenda que os eleitores levem sua própria caneta para assinar presença no caderno de votação.

Contato com o mesário: mostre seu documento oficial com foto, esticando os braços em direção ao mesário. O mesário verificará os dados de identificação à distância. Se houver dúvida na identificação, o mesário poderá pedir que você dê dois passos para trás e abaixe brevemente a máscara.

Higienização das urnas: os equipamentos não serão higienizadas pois isso poderia danificar as urnas. Por conta disso, os eleitores deverão higienizar as mãos antes e depois de votar.

Eleitores com sintomas ou confirmação de Covid-19 devem ficar em casa: os leitores que apresentem febre ou tenham sido diagnosticados com covid-19 nos 14 dias anteriores à data da eleição a nao comparecer a votacao. Esses poderão justificar a ausencia do voto por esse motivo.

Evite levar acompanhantes: se possível, compareça sozinho ao local de votação. Evite levar crianças e acompanhantes.

Tempo no local de votação: permaneça nos locais de votação apenas o tempo suficiente para votar.

Mesários

Mesários receberão máscaras e terão que trocá-las a cada quatro horas, usar álcool e uma proteção facial de acetato (face shield), que terá de ser usada o tempo todo.

Covid-19

Tanto mesários quanto eleitores que estiverem com sintomas da covid-19 no dia do pleito não devem comparecer ao local de votação. Posteriormente, a ausência poderá ser justificada na Justiça Eleitoral.

Para justificar ausência

Se o eleitor estiver fora do domicílio eleitoral no dia da eleição ou com suspeita ou confirmação da Covid-19, será possível justificar pelo celular. Baixe o app e-Título no Google Play e na Apple Store.

É possível justificar em até 60 dias após cada turno apresentando documentos que comprovem o motivo da falta (atestado médico, por exemplo). Faça no app, no site ou procure um cartório eleitoral.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes JC

O seu conteúdo grátis acabou

Já é assinante?

Dúvidas? Fale Conosco

Ver condições

Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory