ACESSIBILIDADE

Eleições: TRE-PE oferece transporte para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida no dia da votação

A iniciativa que faz parte do projeto Eleições da Acessibilidade, vai beneficiar até 100 pessoas de cidades da Região Metropolitana do Recife, Zona da Mata e Sertão de Pernambuco

Yuri Nery
Yuri Nery
Publicado em 11/11/2020 às 18:01
Reprodução/TV Jornal
FOTO: Reprodução/TV Jornal

No próximo domingo (15) O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) vai disponibilizar transporte gratuito para que as pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida consigam chegar até o seu local de votação. A iniciativa, que é fruto do projeto Eleições Acessíveis, tem o objetivo de permitir a inclusão e ampliação dessa parcela da população no processo e exercício democrático do voto. Da capital pernambucana ao Sertão, quatro cidades serão contempladas pela ação, que deve atender até 100 pessoas: Recife, Jaboatão dos Guararapes, Vitória de Santo Antão e Petrolina. De acordo com o desembargador eleitoral Marcos Vinicius Rabelo, coordenador do projeto Eleições Acessíveis, os eleitores já têm um cadastro como comprovação.

“Nós já temos um cadastro preliminar que o próprio TRE disponibiliza. E evidentemente que esse cadastro será a nossa base de dados. Agora, é evidente que se alguém nos procurar, solicitando o serviço, nós iremos contatar essa pessoa, e verificar a possibilidade de atendimento também”, disse.

O transporte

Ao todo serão disponibilizados 11 veículos adaptados com a capacidade para transportar seis eleitores por vez, entre pessoas com deficiência e seus acompanhantes. O serviço, que será prestado das 7h às 16h do próximo domingo, dia 15 de outubro, permite ainda que cada eleitor tenha direito a levar um único acompanhante, como destaca Marcos Vinicius Rabelo.

“O primeiro atendimento está agendado para às 6:30. O motorista, acompanhado por um bombeiro militar, nós fizemos com o Corpo de Bombeiros para poder facilitar o acesso dessas pessoas e ajudar no deslocamento, aguardará que o eleitor vote. E depois transportará, de novo, o eleitor para a sua residência. Será disponibilizada a possibilidade de um único acompanhante por cada eleitor”, detalhou.

Agendamento

De acordo com dados da Justiça Eleitoral, o estado de Pernambuco tem 11 mil eleitores com dificuldades de locomoção. Para ter acesso ao transporte é necessário fazer o agendamento por meio de ligação telefônica ou pelo aplicativo WhatsApp, como detalha o desembargador.

“Nós disponibilizamos um telefone que é o 3194-9275. A pessoa tanto pode nos procurar através de ligação, por voz, ou através também do WhatsApp. Esse número também está habilitado junto ao WhatsApp”, finaliza.

Horário preferencial

O transporte será disponibilizado novamente caso ocorra segundo turno nas quatro cidades beneficiadas pelo projeto. E vale lembrar que por causa da pandemia do novo coronavírus, este ano o horário para a votação foi ampliado, das 7h às 17h. O período das 7h às 10h é reservado preferencialmente para eleitores maiores de 60 anos, pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida e cidadãos do grupo de risco para a covid-19.