Testes

Primeiro dia de Centro de Testagem da covid-19 no Geraldão tem problemas nos atendimentos

O centro funciona como um novo serviço drive-thru de testes da covid-19 no Recife

Carol Coimbra
Carol Coimbra
Publicado em 11/11/2020 às 10:06
Filipe Jordão/Jc Imagem
FOTO: Filipe Jordão/Jc Imagem

O primeiro dia do novo centro de testagem da covid-19 do Recife não foi dos mais fáceis. O centro que fica localizado na área externa do Ginásio Esportivo Geraldo Magalhães (Geraldão), no bairro da Imbiribeira, na Zona Sul da cidade, funciona como um serviço de drive-thru. A iniciativa é uma parceria do Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), com a Prefeitura do Recife, que cedeu o ginásio para a montagem do centro.

Apesar de ter iniciado os atendimentos nesta quarta (11), alguns problemas de lentidão e funcionamento dos testes ocorreram. A secretária-executiva de gestão do Trabalho e Educação em Saúde, Ricarda Samara, explicou o que aconteceu.

“Como todo primeiro dia, temos alguns problemas, afinal temos que ter certeza dos testes. Todos os equipamentos foram novos, tirados das embalagens, e então tivemos que fazer uma temperatura média na geladeira e não poderíamos fazer essa temperatura já com o teste dentro. Mas todos os dias já vão estar aqui de manhã. Isso é coisa de primeiro dia de atendimento que estamos superando”, disse.

Mesmo tendo garantido que nos próximos dias não irão ocorrer as mesmas dificuldades do dia de estreia, a secretária destacou que problemas de lentidão provavelmente continuarão acontecendo.

“O sistema é um sistema do Ministério da Saúde que está com problemas em todo Brasil. Então, aqui devem ocorrer problemas de lentidão. O sistema não está ajudando. Sem falar que a demanda de exames aumentou. O sistema hoje não está entrando, mas iremos começar manualmente. De toda forma, isso não irá nos impedir. Estaremos aqui todos os dias de domingo a domingo”, afirmou.

Funcionamento do centro do Geraldão

O acolhimento ao público no centro de testagem será de forma espontânea, ou seja, sem a necessidade de agendamento prévio. Ele funciona de domingo a domingo a partir das 8h até a capacidade de 400 exames.

Outros centros do Recife

Existem outros locais onde pode-se realizar a testagem para detectar o novo coronavírus. Também sem necessidade de agendamento há o Centro de Abastecimento e Logística de Pernambuco (Ceasa), aberto de segunda a sexta, das 7h até a capacidade de 300 acolhimentos.

Já com agendamento prévio, há o Centro de Formação dos Servidores e Empregados Públicos do Estado de Pernambuco (Cefospe), no bairro da Boa Vista, no Recife; e para profissionais da educação, e seus contatos no ambiente de trabalho e domiciliar, o centro de testagem está montado na sede da Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco (SEE), na Avenida Afonso Olindense, 1513, Várzea, no Recife (segunda a sexta-feira, das 8h às 15h).

Ambos fazem a marcação pelo Atende em Casa (aplicativo para smartphone com sistema android ou acesso pelo www.atendeemcasa.pe.gov.br), que, após um questionário, faz a marcação do exame, com local, data e horário especificados. A tecnologia ainda faz o agendamento para serviços municipais de 146 cidades pernambucanas que aderiram a essa ferramenta.

Nota oficial da Secretária de Saúde do Estado sobre a testagem no Geraldão

A Secretária de Saúde de Pernambuco divulgou uma nota oficial sobre a testagem no Geraldão. Confira:

Não foi perdido nenhum teste. O que ocorreu foi que não quisemos correr o risco de perder os meios de cultura do RT-PCR se as geladeiras novas não chegassem a temperatura ideal durante a noite. Então, os meios de cultura só vieram do Lacen hoje pela manhã e as coletas estão ocorrendo normalmente.

Ouça a reportagem de Elis Martins: