eleições

Eleições 2020: Yves Ribeiro e Francisco Padilha disputam segundo turno em Paulista

O resultado das eleições em Paulista foi confirmado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE)

Robert Sarmento
Robert Sarmento
Publicado em 15/11/2020 às 23:11
Silla Cadengue/Divulgação (Padilha)/Divulgação (Yves Ribeiro)
FOTO: Silla Cadengue/Divulgação (Padilha)/Divulgação (Yves Ribeiro)

Com 100% das urnas apuradas, a disputa pela prefeitura de Paulista irá para o 2º turno entre Yves Ribeiro (MDB), com 35,98%, e Francisco Padilha (PSB), com 26,14%. O resultado da apuração para a Prefeitura do Recife foi confirmado pela apuração feita pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Em 2020, o segundo turno está marcado para 29 de novembro, duas semanas após o primeiro turno das eleições.

A transmissão das eleições municipais, neste domingo (15), está com cobertura completa dos veículos do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (SJCC). TV e Rádio Jornal, NE10 e Jornal do Commercio integrados no principal evento da democracia brasileira.

>>Professor Lupércio é reeleito prefeito de Olinda

>>Anderson Ferreira é reeleito prefeito de Jaboatão dos Guararapes

>>Yves Ribeiro e Francisco Padilha disputam segundo turno em Paulista

>>João Campos e Marília Arraes disputam 2º turno para a Prefeitura do Recife

O que leva eleição para 2º turno?

A corrida eleitoral, entretanto, ainda pode ser estendida nas cidades com mais de 200 mil habitantes, pois nelas há a possibilidade de 2º turno para o cargo de prefeito. Nestes municípios maiores, a Constituição Federal consagra o princípio de que, para assumir o comando do Executivo local, o candidato precisa obter maioria absoluta (50% mais um) dos votos válidos. Votos brancos e nulos não entram na conta. Essa é uma maneira de conferir maior legitimidade popular ao eleito.

>>Confira as cidades de Pernambuco que já sabem o resultado para prefeito nas Eleições 2020

Se nenhum candidato alcançar essa maioria absoluta no primeiro turno nas cidades com mais 200 mil habitantes, é adotado o mesmo procedimento das eleições para presidente e governador: a realização, em até 20 dias, de um segundo turno, no qual se enfrentam somente os dois candidatos mais votados no primeiro turno

Instabilidade na apuração

A plataforma do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para o tempo real do resultado das eleições 2020 apresentou instabilidade, neste domingo (15), e atrasou a apuração dos votos para a Prefeitura do Recife. Em entrevista à repórter Talita Marques, o diretor do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), Orson Lemos, afirmou que o problema foi por causa de um congestionamento no sistema do TSE. Após o fim da votação, a mídia (arquivos) das urnas é levada aos cartórios, que transmitem para o TRE-PE e, consequentemente, vai para o TSE, que é responsável por divulgar os resultados das eleições 2020.

Boca de urna no Recife

O Ibope divulgou, neste domingo (15), a pesquisa de boca de urna sobre a eleição para a prefeitura do Recife. De acordo com instituto, o nível de confiança é de 99% e a margem de erro é de dois percentuais para mais ou para menos. Pela boca de urna no Recife, a capital pernambucana aponta segundo turno entre João Campos (PSB) e Marília Arraes (PT). O candidato do PSB, de acordo com os dados da boca de urna no Recife, teve 35% dos votos. Já a petista alcançou 30%. Clique aqui e confira todos os números da boca de urna no Recife.

Eleições pela internet?

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, afirmou que o TSE estuda criar uma votação online para as próximas eleições. Segundo o presidente do TSE, os estudos de um novo modelo de votação serão comandados pelos ministros Edson Fachin e Alexandre de Moraes.

>>Por medo de aglomerações, Lupércio suspende festa para acompanhar resultado em Olinda

"A proposta para as eleições do futuro é para que empresas de tecnologia apresentem modelos de votação digital que possam, no futuro, substituir as urnas, que funcionam muito bem e são confiáveis, porém elas têm um custo elevado, uma necessidade de reposição constante. A cada dois anos nós precisamos repor cerca de 20% das urnas. Com o aumento do dólar, isso significa, eu diria, aproximadamente R$ 1 bilhão de reais. E, portanto, para minimizar esse custo, nós estamos tentando um modelo alternativo, de preferência de voto pelo dispositivo pessoal", explicou Barroso.

Aglomerações durante apuração e pós-resultado

A Procuradoria Geral de Justiça de Pernambuco (PGJ-PE), através do procurador-geral de Justiça de Pernambuco, Francisco Dirceu Barros, orientou todos os promotores eleitorais estaduais a necessidade de interposição de pedido de providências contra todos os candidatos para que se abstenham de participar ou incentivar comemorações que gerem aglomerações. A PGJ-PE orienta promotores eleitorais de todo o estado para que não incentivem nem promovam comemorações e aglomerações.

Candidatos presos

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) atualizou há pouco o número de urnas eletrônicas que foram substituídas e de ocorrências registradas durante o horário da votação. Até as 16h, 2.717 urnas foram substituídas. O número corresponde a 0,60% do contingente de 400 mil equipamentos que estão sendo utilizados nas eleições. Segundo o tribunal, 45 candidatos foram presos em flagrante por crime eleitoral.

Leia também: Procuradoria Geral de Justiça orienta que não haja comemorações públicas de resultado das eleições em Pernambuco

Entenda o que leva a disputa para prefeito ao 2º turno

TRE-PE orienta eleitores sobre instabilidade e erro no e-Título

Desafio pós-pandemia

o empresário João Carlos Paes Mendonça foi entrevistado na Rádio Jornal e falou suas visões para a capital pernambucana, diante das dificuldades causadas pela pandemia do novo coronavírus (covid-19), além dos desafios para a próxima gestão municipal, após as eleições 2020.

“O Bolsa Família, o auxílio emergencial, são importantes, mas devem ser de passagem. O importante é gerar emprego, é investir em educação. Sem educação, não há desenvolvimento”, afirmou o empresário.