ELEIÇÕES 2020

Rádio Jornal faz primeiro debate do segundo turno com candidatos à Prefeitura do Recife

Debate entre João Campos e Marília Arraes terá mediação de Geraldo Freire

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 17/11/2020 às 15:35
Arte sobre fotos/Arnaldo Carvalho/JC Imagem
FOTO: Arte sobre fotos/Arnaldo Carvalho/JC Imagem

O Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (SJCC) já marcou as datas dos debates do segundo turno com João Campos (PSB) e Marília Arraes (PT), candidatos à Prefeitura do Recife. O primeiro será na próxima quinta-feira (19), na Rádio Jornal, às 10h30, com mediação de Geraldo Freire. Na semana que vem, é a vez da TV Jornal. A emissora, que realizou o único debate do primeiro turno em TV aberta, repete a dose no dia 24 de novembro, às 11h. Leandro Oliveira medeia o encontro.

"Nossa tradição de promover debates e contribuir com a democracia é reforçada nesta eleição. Estamos fazendo uma cobertura integrada com todos os veículos do SJCC e mostramos nossa força no sentido de trazer à luz as discussões importantes para as cidades. No caso do debate da Rádio Jornal, a gente espera que o ouvinte, que garante a nossa liderança absoluta há tantos anos, e mesmo os que ainda não têm o hábito de nos escutar, possam ter a chance de ouvir o que os candidatos têm a dizer, quais são suas propostas para comandar a cidade a partir do ano que vem, por meio de um confronto cara a cara", pontua Mônica Carvalho, diretora de Jornalismo da TV e Rádio Jornal.

Geraldo Freire concorda com essa análise. "Tenho certeza de que a Rádio Jornal vai tomar conta da cidade. Serão só dois candidatos debatendo em um programa de cinco blocos. Vai ser mais um show de transmissão da nossa emissora", comenta o Comunicador da Maioria.

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Já em relação ao debate na TV Jornal, na próxima semana, os preparativos já começaram para Leandro Oliveira. "Agora o placar zera e começa uma nova eleição. A organização é mais simples com apenas dois candidatos, mas a mediação é de uma responsabilidade igual ou até maior. Para garantir o equilíbrio entre as duas partes e a clareza para o eleitor, para o telespectador, que pode decidir o voto a partir do que os candidatos vão estar discutindo no debate promovido pela TV Jornal e o SJCC. Seguimos dedicados a essa produção e com a expectativa de cumprir de novo a nossa missão, que é levar ao eleitor a chance de se informar melhor", analisa o jornalista.

"Fomos pioneiros em fazer o único debate em TV aberta do Recife. Tivemos recordes de audiência em todas as plataformas. A ideia agora é colocá-los frente a frente, no confronto direto, para que o telespectador, o eleitor, possa ver com atenção e melhor decidir o seu voto", resume Mônica.

Estrutura

Tanto na Rádio quanto na TV, os debates terão cinco blocos. No primeiro, eles se apresentam ao público e falam por que querem ocupar a Prefeitura. No segundo e no terceiro blocos, fazem perguntas diretamente entre si, algumas com temas livres e outras com temas definidos, que serão sorteados na hora pelo mediador. No quarto bloco, os candidatos vão responder as questões trazidas pelos jornalistas do SJCC. No quinto bloco, eles fazem suas considerações finais.

A transmissão dos debates se estende ao meio digital, alcançando os sites oficiais, perfis no Facebook e canais do YouTube de todos os veículos que compõem o Sistema. Nos intervalos, mais conteúdo exclusivo: jornalistas da editoria de Política do Jornal do Commercio vão comentar o desempenho de João e de Marília e a repercussão dos dois nas redes sociais. A ferramenta CrowdTangle, do Facebook, serve de apoio a esta iniciativa que o SJCC repete nesta reta final.

Prevenção

Nos dois eventos, tanto os candidatos quanto suas equipes e os funcionários do SJCC envolvidos na realização vão respeitar os protocolos sanitários impostos pela pandemia do novo coronavírus. Entre as regras estão a aferição de temperatura na chegada ao SJCC, o uso de máscara obrigatório durante o deslocamento dentro da emissora - à exceção dos candidatos, que poderão retirá-las na hora de fazer e responder perguntas - e a limpeza das mãos com álcool 70%, à disposição em borrifadores na empresa.