
O arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, se reúne na tarde desta terça-feira (24) com líderes e representantes de 12 expressões religiosas para discutir a Encíclica Fratelli Tutti, do Papa Francisco, sobre a fraternidade e a amizade social para construir um mundo melhor, pacífico e com mais justiça. O encontro acontece no Palácio dos Manguinhos, sede da Cúria Metropolitana, no bairro das Graças, em Recife. O padre Fábio Santos, presidente da comissão para o ecumenismo e diálogo inter religioso, destaca a importância do encontro para união entre as religiões.
"O que é muito importante, é que o ecumenismo e o diálogo inter-religioso não é sincretismo (...) é cada um na sua identidade de fé, na sua identidade de rito, na sua identidade daquilo que apresenta podermos, juntos, dizer: olha, nós podemos conviver não como inimigos, mas como amigos”, disse.
Pluralidade
Participam do encontro representantes da igreja anglicana, igreja ortodoxa, candomblé, umbanda, budismo tibetano, entre outras denominações que se unem à igreja católica para discutir ensinamentos que fazem parte de “princípios básicos, éticos, de base comum, como a fraternidade, a justiça social, a paz, o cuidado com a natureza”, complementou o padre Fábio Santos.
Fratelli tutti
Esta edição do encontro, que é realizado mais de uma vez por ano, tem como base para diálogo o tema “religiões ao serviço da fraternidade do mundo”, que compõe o capítulo oito da carta fratelli tutti, escrita pelo Papa Franscisco. A tradução do nome dado ao documento significa "somos todos irmãos".
Confira a reportagem de Leonardo Baltar: