Reparo

CBTU explica o que será feito para diminuir tempo de espera na estação de Largo da Paz

Os passageiros estão aguardando cerca de 30 minutos para pegar o trem devido a um dos trilhos estar em manutenção há algum tempo

Carol Coimbra
Carol Coimbra
Publicado em 25/11/2020 às 8:51
Wellington Lima/TV Jornal
FOTO: Wellington Lima/TV Jornal

Os passageiros que utilizam a Estação Largo da Paz em Afogados, na Zona Oeste do Recife, continuam aguardando um tempo de espera grande entre um vagão e outro. Isso porque um dos trilhos da estação continua em manutenção. De acordo com a CBTU, ainda não há um prazo para conclusão do reparo. Serão mais de 6 mil presilhas que compõem o trilho que precisarão ser trocadas, além de outras partes do equipamento. Mas, segundo a CBTU, a partir desta quinta-feira (26) vai haver uma nova operação na estação para facilitar o transporte desses passageiros e o tempo de espera entre as viagens ser reduzido.

>> Estação Joana Bezerra tem manhã com trem descarrilado no Recife

O gerente de comunicação da CBTU, Salvino Gomes, falou o que irá acontecer na prática. Os passageiros têm aguardado cerca de 25 minutos. “É um tempo muito alto. A equipe técnica viu aqui que isso era muito complicado. Fizemos uma estratégia ontem, montando com o pessoal da operação. Fizemos um teste que deu certo, e, a partir de amanhã, estaremos rodando de Cajueiro Seco até Largo da Paz. Todos os trens vão desembarcar aqui no trilho que está em manutenção. Os passageiros desembarcam aqui e pegam Largo da Paz para Recife. Vão ter dois trens que ficarão circulando de Recife ao Largo da Paz, trazendo as pessoas de Recife para cá. Essa estação será a estação de transferência”, explicou.

“Isso causará para o passageiro a diminuição do intervalo de 25 a 30 minutos para 12 a 14 minutos, no máximo. Daremos mais viagens, os trens ficarão também mais vazios em razão também da covid-19. Com isso, também serão oferecidas mais viagens no final do dia. É uma trinca que precisa funcionar e funcionou bem ontem nos testes com passageiros, inclusive”, acrescentou Gomes.

Essa nova operação será implementada nesta quinta (26) das 5h até às 23h, e ficará funcionando assim até que todos os reparos sejam feitos.

Demora

Salvino explicou que o serviço demora para ser feito por ser bastante minucioso e técnico, e que ainda não existe um prazo para o fim da obra.
“Tem muita questão que envolve a segurança também. Até a sexta-feira (27), daremos uma previsão de quando ficará pronto, porque nesse andamento de semana é que veremos quantos dormentes foram trocados, quantas presilhas. Quantas questões de nivelamento de via foi feito para darmos uma previsão mais exata. Assim que terminarmos o serviço podem ficar tranquilos que no outro dia já iremos voltar com todas as ações funcionando normalmente e irá acabar essa estação de transferência em Largo da Paz”, garantiu.

Ouça a reportagem de Juliana Oliveira: