CORONAVÍRUS

Covid-19: Pior cepa possível é a má gestão da epidemia, diz epidemiologista da Fiocruz sobre Bolsonaro

Especialista critica negacionismo da gravidade da covid-19

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 12/01/2021 às 16:39
AMAZÔNIA REAL
FOTO: AMAZÔNIA REAL

O epidemiologista da Fiocruz Amazonas, Jesem Orellana, afirma que a má gestão da pandemia da covid-19 e o negacionismo de autoridades políticas, como o presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, foram um dos principais motivos para que o país esteja sendo duramente afetado pelo novo coronavírus.

“Sabemos que o presidente Jair Messias Bolsonaro foi um dos principais vetores da disseminação viral. Nós estamos falando de cepas que ajudam o vírus circular, mas a pior cepa possível é a má gestão da epidemia. E, nesse quesito, não tenho nenhuma dúvida de que o presidente teve uma participação negativa e importante (...) O que está acontecendo no Brasil poderia ter sido plenamente evitado”, desabafou o especialista.

>> Em pronunciamento, Bolsonaro critica governadores por isolamento e chama coronavírus de "gripezinha"

>> Covid-19: Brasil passa de 8 milhões de casos acumulados

>> Japão detecta nova variante de coronavírus em viajantes do Brasil

>> Após minimizar covid-19, apresentador Stanley Gusman, do SBT, morre por complicações da doença

>> Mesmo durante pandemia, blocos carnavalescos promovem aglomerações no Recife

>> "300 pessoas é uma aglomeração e tanto", diz epidemiologista, criticando sugestão de ministro do Turismo

Jesem Orellana ainda criticou as recentes declarações feitas pelo ministro da Saúde, Eduardo Pazuello. “O ministro Pazuello fez uma declaração, em Manaus, dizendo que tem um protocolo para o tratamento precoce, dizendo que os testes para diagnóstico da covid não são tão importantes. Ouvir esse tipo de declaração de um ministro da Saúde é algo que nos deixa desapontados e sem referência. Ao lado do presidente da República, ele deveria ser uma das figuras que deveria assumir o protagonismo de levar informação correta à população, e não fake news”, afirmou.

Situação de Manaus preocupa

Em Manaus, capital do estado do Amazonas, os casos de infecção e de mortes pela covid-19 dispararam no final de dezembro de 2020 e neste início de 2021. A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), informou, nesta segunda-feira (11), o diagnóstico de 2.151 novos casos de covid-19, totalizando 216.112 casos da doença no estado.

De acordo com o boletim, foram confirmados 55 óbitos por Covid-19, sendo 34 ocorridos no domingo (10/01) e 21 encerrados por critérios clínicos, de imagem, clínico-epidemiológico ou laboratorial, elevando para 5.756 o total de mortes.

Na capital, de acordo com dados da Prefeitura de Manaus, no domingo, foram registrados 62 sepultamentos por Covid-19.

“O caso de Manaus é o mais dramático de todos. Você tem filas de espera para leitos clínicos, de UTI, pessoas morrendo em casa. Está faltando até oxigênio nos hospitais de Manaus. É uma situação realmente caótica, e, para piorar, ainda temos vestígios da circulação de uma variante até então não identificada no Amazonas”, contou o epidemiologista da Fiocruz.

Nova cepa em investigação

O Ministério da Saúde do Japão divulgou, no domingo (10), ter detectado uma nova variante do coronavírus em quatro viajantes que estiveram no Brasil, no estado do Amazonas, e retornaram ao Japão em 2 de janeiro. A informação foi confirmada pelo Ministério da Saúde brasileiro, que disse ter sido notificado no sábado (9) pelo governo japonês.

O especialista reforça que as mutações são esperadas, e essas mudanças podem tornar o vírus mais ou menos infeccioso ou danoso à saúde. “Essas informações precisam ser confirmadas, mas eu diria que é provável que nós estejamos com uma nova cepa que se dispersa mais rápido no ambiente circulando em Manaus, porque o aumento das taxas de infecção, e sobretudo da mortalidade no final de dezembro, foi muito abrupto e inesperado. Somente um fator como esse poderia nos ajudar a entender uma aceleração tão rápida como essa”, disse.

No entanto, Jesem Orellana voltou a criticar a má gestão como um dos fatores para a situação caótica. “A gente não pode atribuir, única e exclusivamente, essa tragédia a essa possível nova cepa. Nós sabemos que, na verdade, o grande problema de Manaus e do estado do Amazonas é de gestão na epidemia. Nós falhamos na primeira onda, falhamos na segunda onda e, infelizmente, estamos mergulhados nessa crise. A população também não contribuiu, muito em função do que temos visto desde o início da epidemia: a minimização da crise por diferentes atores políticos, por parte de personalidades do mundo artístico e empresários, que levaram muitas pessoas a acreditar que o novo coronavírus é inofensivo”, comentou.