CALAMIDADE

No interior do Amazonas, 7 pacientes morrem por falta de oxigênio após voo que levaria cilindros desviar rota

Saúde do Amazonas entrou em colapso após a alta dos casos da covid-19

Da Agência Brasil
Da Agência Brasil
Publicado em 19/01/2021 às 17:45
Michael DANTAS / AFP
FOTO: Michael DANTAS / AFP

O Hospital Regional de Coari, município localizado no interior do Amazonas, registrou a morte de sete pacientes internados com a covid-19 por falta de oxigênio, nesta terça-feira (19), segundo denunciou a prefeitura da cidade.

A prefeitura disse, em nota, que a Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas está lidando com a saúde do interior de “forma irresponsável”. “Desde a semana passada, em torno de 200 cilindros do Hospital Regional de Coari estão retidos pelo patrimônio da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas. A maioria aguardando abastecimento, enquanto a outra parte foi distribuída para as Unidades Básicas de Saúde da capital”, diz a nota.

>> Jogadores do Sport doam cilindros de oxigênio para Manaus

>> Whindersson Nunes anuncia que vai doar oxigênio para Manaus e pede ajuda de artistas

>> Com hospitais de Manaus sem oxigênio, Amazonas decreta toque de recolher

>> Covid-19: enviados por Pernambuco, concentradores de oxigênio chegam a Manaus

De acordo com a nota divulgada, a cidade deveria ter recebido 40 cilindros de oxigênio às 18h desta segunda-feira (18), mas o voo que levaria o insumo foi direto para o município de Tefé (AM) e ficou impossibilitado de retornar, já que, no momento, o aeroporto não opera voos noturnos. Os cilindros chegaram a Coari apenas às 7h desta terça-feira.

A Prefeitura de Coari, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vem a público manifestar o seu completo desagrado e...

Publicado por Prefeitura de Coari em Terça-feira, 19 de janeiro de 2021

Colapso

O aumento no número de internações de pessoas infectadas pelo novo coronavírus levou à lotação dos hospitais e a uma crise no sistema de saúde do estado. Uma força-tarefa em parceria com o governo federal está realizando a transferência de pacientes internados para outros estados para diminuir a lotação desses hospitais públicos.

O último boletim da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas, divulgado nesta segunda (18) à noite, contabilizou 232.434 casos de covid-19 no estado. Desde que a presença do novo coronavírus no país foi confirmada, no fim de fevereiro de 2020, 6.308 pessoas morreram no estado em decorrência da doença.

Entre os casos confirmados, 1.766 pacientes estão internados, sendo 1.144 em leitos (475 na rede privada e 669 na rede pública), 598 em UTI (284 na rede privada e 314 na rede pública) e 24 em sala vermelha (estrutura voltada à assistência temporária para estabilização de pacientes críticos ou graves que, uma vez estabilizados, são encaminhados a outros pontos da rede de atenção à saúde).

A Secretaria estadual da Saúde ainda não se pronunciou sobre a denúncia feita pela Prefeitura de Coari.