CORONAVAC

Vídeo: Enfermeira debocha de eficácia de vacina contra a covid-19 após receber 1ª dose

A enfermeira comparou a vacina contra a covid-19 à água

Atualizada às 18h23
Atualizada às 18h23
Publicado em 25/01/2021 às 15:40
Reprodução/Instagram
FOTO: Reprodução/Instagram

O Hospital da Santa Casa de Misericórdia de Vitória abriu uma investigação para apurar a conduta de Nathanna Ceschim, uma enfermeira do Espírito Santo e profissional da unidade de saúde, que postou uma série de vídeos debochando da eficácia da CoronaVac. A mulher também aparece em um dos vídeos publicados na rede social sem máscara no posto de trabalho, durante o expediente. O Ministério Público do Espírito Santo (MPES) também vai acompanhar as investigações.

Na postagem feita na sexta-feira (22), Nathanna mostra um cartão comprovando ter recebido a dose no dia 19 de janeiro. Enquanto penteia os cabelos, a enfermeira compara a CoronaVac à água. "Tomei por conta que quero viajar, e não para me sentir mais segura. Uma vacina que dá 50% de segurança para mim não é uma vacina. Tomei foi água", ironiza a enfermeira.

Nathanna ainda escreveu que é uma "Bolsominon raiz", apelido dado aos apoiadores do presidente Jair Bolsonaro.

>> "Me arrependo. Não terei coragem de tomar de novo", diz fotógrafo que furou fila da vacina da covid-19 em Jupi, Pernambuco

>> Com doses para menos de 1% da população, secretário de Saúde fura fila da vacinação contra a covid-19 em São José do Egito, Pernambuco

>> Vídeo: socorrista do Samu desmaia de medo de agulha na hora de se vacinar

Já a postagem no hospital da Santa Casa de Misericórdia de Vitória, sem máscara, foi feita na noite de sexta-feira. Segundo a unidade de saúde, a falta da máscara no ambiente é uma prática proibida desde o início da pandemia.

A Santa Casa disse ainda não compactuar com o pensamento da enfermeira que sempre defendeu a ciência. “Não seria agora que mudaria sua postura, em um momento tão difícil que todos estamos enfrentando. Acreditamos sim na vacina e esperamos que, em breve, não só os funcionários, mas toda a sociedade possa ser imunizada”, diz a nota do hospital.

Nesta segunda-feira (25), o presidente Jair Bolsonaro afirmou em suas redes sociais que os insumos necessários para a fabricação da vacina CoronaVac estão próximos da liberação pela China e devem chegar ao Brasil "nos próximos dias". A vacina é a mesma que foi alvo de piadas da enfermeira.

Secretário estadual de saúde repudia negacionismo

O secretário estadual de Saúde, Nésio Fernandes, falou sobre o caso da enfermeira em sua conta do Twitter. "Repudiamos toda e qualquer expressão de negação da ciência, da expressão de futilidades desnecessárias ao comportamento exemplar que se espera dos trabalhadores da saúde. Somos preparados para salvar vidas, não para sabotá-las", disse.

 

>> Butantan inicia distribuição de 2º lote de vacinas contra covid-19 após aval da Anvisa

>> Saiba o que pode acontecer com pessoas que furam fila e recebem vacina contra covid-19 indevidamente

>> Prefeitura do Recife lança site para população denunciar suposta furada de fila na vacinação contra covid-19|

Veja o vídeo compartilhado por Nathanna na sua conta do Instagram:

Coren-ES critica enfermeira

O Conselho Regional de Enfermagem do Espírito Santo (Coren-ES) divulgou um artigo destacando a importância do profissional neste momento de enfrentamento à pandemia da covid-19 e que está tomando as medidas necessárias. “O Coren-ES recebeu diversas denúncias contendo o material divulgado e, em cumprimento a suas prerrogativas e ao Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem (Resolução 564/2017), está adotando as medidas necessárias e cabíveis”.