Falta de água

Veja 10 dicas simples de como economizar água em casa durante demora de abastecimento no Grande Recife


Pequenas atitudes diárias podem fazer famílias economizarem bastante água. Algumas regiões do Grande Recife vão ficar até 20 dias sem água

Gabriel dos Santos Araujo Dias
Gabriel dos Santos Araujo Dias
Publicado em 26/01/2021 às 11:32
Divulgação
FOTO: Divulgação
Leitura:

O novo rodízio de abastecimento de água no Grande Recife vai impor paciência aos moradores dos bairros atingidos por longos períodos na seca. Mais do que isso: quem vai ficar tanto tempo sem um pingo de água na torneira vai precisar economizar para conseguir ficar com água o máximo de tempo possível. Em alguns lugares, a população vai ficar até 20 dias sem receber água. Pensando nisso, reunimos 10 dicas fáceis para quem vai precisar economizar água.

Veja como economizar água:

  • 1. Tome banhos curtos

Deixar a água jorrando por muito tempo durante o banho é um desperdício que muita gente se esquece que pode evitar. Uma boa opção é cronometrar o tempo do banho. Se você gasta 4 minutos, reduza o banho para 2 minutos.

  • 2. Feche a torneira

Ainda no banho, enquanto se ensaboa, desligue o chuveiro e volte a girar a torneira quando for se enxaguar. Especialistas ouvidos pelo portal InfoMney calculam que este hábito pode reduzir o volume de água desperdiçado em um banho de 180 para 48 litros.

Tenha cuidado também ao escovar os dentes e lavar o rosto. Deixe a água correr apenas quando for essencial.

  • 3. Cuidado com a pingueira

Ao fechar a torneira, certifique-se de que a água não está pingando. Se sua torneira estiver com problema, coloque um balde para evitar que os pingos possam ir direto pro ralo.

  • 4. Descarga

Quando pressionada por seis segundos, a descarga do vaso sanitário pode utilizar até 10 litros de água. Em alguns modelos mais modernos de vasos, é possível escolher o volume de água a ser usado para dar a descarga. Sempre que possível, opte pela menor quantidade possível de água.

  • 5. Atenção na hora de lavar louça

Cuidado quando for lavar louça! Nunca deixe a torneira ligada por muito tempo e passe uma esponja seca para tirar o excesso de resto de comida antes de ligar a torneira. Também é importante ensaboar toda a louça e ligar a torneira apenas uma vez.

  • 6. Economize na hora de lavar roupa

A orientação é lavar roupa com menos frequência, se possível. Se for usar máquina de lavar, opte por acumular as roupas sujas e ligue a máquina com a capacidade máxima, já que uma máquina de 5 litros pode consumir até 135 litros cada vez que é usada.

  • 7. Não use mangueira

É difícil controlar a quantidade de água que passa por uma mangueira. Ao invés disso, ao limpar o quintal ou regar as plantas, prefira baldes ou regadores. Em 15 minutos, pode-se passar 180 litros de água por uma mangueira.

  • 8. Reutilize

Outra dica importante é reutilizar toda água que for possível. Deste modo, tente reutilizar a água que foi usada para lavar roupas e tomar banho. Essa água pode ser reutilizada em tarefas que não precisem de uma água extremamente limpa como, por exemplo, dar descarga, lavar o carro e a calçada.

  • 9. Precisa mesmo lavar a calçada?

Por falar em calçada, será que é sempre necessário lavar a parte de fora de casa? Cada família precisa analisar individualmente a situação da rua onde mora. Mas, se sua casa fica em uma rua asfaltada e sem muita poeira, é interessante reduzir a frequência da limpeza da porta com água. Ao invés disso, opte por apenas varrer. E, se for lavar, não use água limpa para isso.

  • 10. Cuidado com vazamentos

Tenha muita atenção com os canos da sua casa. Por mês, até 96 mil litros de água limpa podem ser desperdiçados por um pequeno buraco de dois milímetros. Em caso de vazamentos, troque os canos. Vale dar uma olhada também na caixa ou reservatórios particulares de água.


Mais Lidas