
Dona Severina de Oliveira recebeu, nesta quarta-feira (27), a primeira dose da vacina para combater o coronavírus
Dona Severina de Oliveira, de 98 anos, relatou alívio ao ser vacinada e ficar protegida da covid-19 - Foto: cortesia
Rádio Jornal
Após os profissionais da linha de frente no combate à covid-19 serem vacinados, agora, os idosos acima de 85 anos começaram a receber as doses contra o coronavírus. E, nesse primeiro dia de vacinação no Recife, o sentimento era um só: alívio. Ao todo, a capital pernambucana recebeu 16.520 doses (AstraZeneca / Oxford) para vacinar este público.
A aposentada Severina de Oliveira, de 98 anos, já estava ansiosa para chegar a sua hora de ser vacinada. E esse momento chegou nesta quarta-feira (27). "Estava com vontade de tomar logo. Assim que chegasse. Muita gente está doente ainda. É um caso sério esse vírus. Mas, se Deus quiser, não vai acontecer nada comigo", desejou a idosa, que elogiou o atendimento recebido. "Chegamos no local para ser vacinada, meu sobrinho foi entregar os documentos e a moça (enfermeira) veio no carro me vacinar. Não demorou quase nada. Num instante aplicou. Não doeu e nem ardeu. Agora estou mais aliviada", contou Severina de Oliveira, que não foi infectada com a covid-19 nessa pandemia.
>> Covid-19: saiba como agendar e onde vacinar idosos acima de 85 anos em cidades do Grande Recife
Para receber a vacina, é necessário realizar um agendamento por meio do aplicativo de celular Conecta Recife ou pelo site do Conecta Recife. Exatamente o que o arquiteto Luiz Adrião fez para conseguir agendar a vacinação de sua tia logo no primeiro dia disponível para os idosos acima de 85 anos. "O agendamento foi feito ontem (26) e hoje (27) chegamos lá, mostrei os documentos dela, conferiram que estava na lista e já aplicaram. Muito rápido", relatou.
Só recebe a vacina no Recife os idosos que realizarem um agendamento pelo site https://minhavacina.recife.pe.gov.br/ ou pelo aplicativo Conecta Recife. Na plataforma, o idoso vai escolher local, data e horário de aplicação. Para agendar, é necessário apresentar o número do CPF. O número do cartão do SUS também é solicitado, mas não é obrigatório, portanto, quem não tem cartão do SUS também pode fazer o agendamento.
“É importante que toda a população tenha essa consciência, para que a gente evite fila, aglomeração e não coloque o idoso muito tempo fora de casa, com o maior risco de contaminação. então, este é o maior objetivo de a gente fazer esse cadastro e esse agendamento”, explicou a secretária executiva de Gestão de Saúde do Recife, Andreza Barkokebas.
Os agendamentos podem ser feitos para aplicação da vacina em qualquer dia da semana, incluindo sábado e domingo, das 7h30 às 18h30.
Compaz Dom Helder Câmara, no Coque;
Unidade de Cuidados Integrais (UCIS) Guilherme Abath, no Hipódromo;
Escola Nilo Pereira, em Casa Amarela;
Compaz Miguel Arraes, na Caxangá;
Compaz Ariano Suassuna, no Cordeiro;
Escola Miguel Arraes de Alencar, na Estância;
Ginásio Geraldão, na Imbiribeira;
Escola Nadir Colaço, na Macaxeira e
UPA-E Fernando Figueira, no Ibura.
Parque da Macaxeira;
Geraldão e
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
Além do Recife, o município de Igarassu também iniciou, nesta quarta-feira (27), a vacinação nos idosos acima dos 85 anos. A prefeita da cidade, Elcione Ramos (PTB), acompanhou a vacinação contra a Covid-19 em Diolinda Nobre do Carmo, que está prestes a completar 115 anos em 04 de abril. “É uma emoção participar deste momento com D. Diolinda e trazer a prevenção e mais saúde para esta senhora que tanto nos orgulha”, frisou a prefeita.
Dona Diolinda do Carmo está classificada como uma das idosas com idade mais avançada do país.
Governo estuda medidas para reduzir preço do diesel, diz presidente Bolsonaro
As provas do Enem 2020 foram aplicadas em dois domingos, nos dias 17 e 24 de janeiro de 2021
Jair Bolsonaro fez os xingamentos à imprensa e foi aplaudido, durante almoço em uma churrascaria de Brasília