Idosa de 98 anos relata alívio após ser vacinada contra a covid-19: 'Estava com vontade de tomar logo'

Dona Severina de Oliveira recebeu, nesta quarta-feira (27), a primeira dose da vacina para combater o coronavírus

VACINAÇÃO
Idosa de 98 anos relata alívio após ser vacinada contra a covid-19: 'Estava com vontade de tomar logo'

Dona Severina de Oliveira, de 98 anos, relatou alívio ao ser vacinada e ficar protegida da covid-19 - Foto: cortesia

Rádio Jornal

Após os profissionais da linha de frente no combate à covid-19 serem vacinados, agora, os idosos acima de 85 anos começaram a receber as doses contra o coronavírus. E, nesse primeiro dia de vacinação no Recife, o sentimento era um só: alívio. Ao todo, a capital pernambucana recebeu 16.520 doses (AstraZeneca / Oxford) para vacinar este público.

A aposentada Severina de Oliveira, de 98 anos, já estava ansiosa para chegar a sua hora de ser vacinada. E esse momento chegou nesta quarta-feira (27). "Estava com vontade de tomar logo. Assim que chegasse. Muita gente está doente ainda. É um caso sério esse vírus. Mas, se Deus quiser, não vai acontecer nada comigo", desejou a idosa, que elogiou o atendimento recebido. "Chegamos no local para ser vacinada, meu sobrinho foi entregar os documentos e a moça (enfermeira) veio no carro me vacinar. Não demorou quase nada. Num instante aplicou. Não doeu e nem ardeu. Agora estou mais aliviada", contou Severina de Oliveira, que não foi infectada com a covid-19 nessa pandemia.

>> Covid-19: saiba como agendar e onde vacinar idosos acima de 85 anos em cidades do Grande Recife

Para receber a vacina, é necessário realizar um agendamento por meio do aplicativo de celular Conecta Recife ou pelo site do Conecta Recife. Exatamente o que o arquiteto Luiz Adrião fez para conseguir agendar a vacinação de sua tia logo no primeiro dia disponível para os idosos acima de 85 anos. "O agendamento foi feito ontem (26) e hoje (27) chegamos lá, mostrei os documentos dela, conferiram que estava na lista e já aplicaram. Muito rápido", relatou.

Como receber a vacina no Recife?

Só recebe a vacina no Recife os idosos que realizarem um agendamento pelo site https://minhavacina.recife.pe.gov.br/ ou pelo aplicativo Conecta Recife. Na plataforma, o idoso vai escolher local, data e horário de aplicação. Para agendar, é necessário apresentar o número do CPF. O número do cartão do SUS também é solicitado, mas não é obrigatório, portanto, quem não tem  cartão do SUS também pode fazer o agendamento. 

“É importante que toda a população tenha essa consciência, para que a gente evite fila, aglomeração e não coloque o idoso muito tempo fora de casa, com o maior risco de contaminação. então, este é o maior objetivo de a gente fazer esse cadastro e esse agendamento”, explicou a secretária executiva de Gestão de Saúde do Recife, Andreza Barkokebas. 

Horário

Os agendamentos podem ser feitos para aplicação da vacina em qualquer dia da semana, incluindo sábado e domingo, das 7h30 às 18h30.

Locais de aplicação:

Os nove centros de vacinação funcionam nos seguintes locais:

Compaz Dom Helder Câmara, no Coque; 
Unidade de Cuidados Integrais (UCIS) Guilherme Abath, no Hipódromo; 
Escola Nilo Pereira, em Casa Amarela; 
Compaz Miguel Arraes, na Caxangá; 
Compaz Ariano Suassuna, no Cordeiro; 
Escola Miguel Arraes de Alencar, na Estância; 
Ginásio Geraldão, na Imbiribeira; 
Escola Nadir Colaço, na Macaxeira e
UPA-E Fernando Figueira, no Ibura.

Os drive-thru estão instalados nos seguintes lugares:

Parque da Macaxeira;
Geraldão e 
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

IGARASSU

Além do Recife, o município de Igarassu também iniciou, nesta quarta-feira (27), a vacinação nos idosos acima dos 85 anos. A prefeita da cidade, Elcione Ramos (PTB), acompanhou a vacinação contra a Covid-19 em Diolinda Nobre do Carmo, que está prestes a completar 115 anos em 04 de abril. “É uma emoção participar deste momento com D. Diolinda e trazer a prevenção e mais saúde para esta senhora que tanto nos orgulha”, frisou a prefeita.

Dona Diolinda do Carmo está classificada como uma das idosas com idade mais avançada do país.

Diolinda Nobre do Carmo, que está prestes a completar 115 anos, foi vacinada contra a covid-19
Diolinda Nobre do Carmo, que está prestes a completar 115 anos, foi vacinada contra a covid-19
divulgação/ Prefeitura de Igarassu 

COMENTÁRIOS

Os comentários abaixo são de responsabilidade dos respectivos perfis do facebook.