
A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) registrou, nesta quinta-feira (28/01), 1.494 casos da Covid-19. Entre os confirmados hoje, 71 (4,7%) são casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e 1.423 (95,3%) são leves. Agora, Pernambuco totaliza 256.977 casos confirmados da doença, sendo 30.915 graves e 226.062 leves.
Também foram confirmados 28 óbitos, ocorridos entre 21/10/2020 e 27/01/2021. Com isso, o Estado totaliza 10.279 mortes pela Covid-19. Os detalhes epidemiológicos serão repassados ao longo do dia pela Secretaria Estadual de Saúde.
>> Covid-19: OMS aponta presença da variante de Manaus em oito países
Como prevenir o coronavírus?
O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Mesmo com o início da vacinação contra a covid-19, é importante manter as medidas. Entre elas estão:
- Usar máscara em ambientes compartilhados
- Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.
- Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
- Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
- Evitar contato próximo com pessoas doentes.
- Ficar em casa quando estiver doente.
- Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
- Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
- Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (máscara cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).
- Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.