ANO LETIVO

Escolas particulares de Pernambuco suspendem aulas durante o Carnaval

Donos de escolas particulares aceitaram reivindicação dos professores

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 05/02/2021 às 17:57
Brenda Alcântara/ JC Imagem
FOTO: Brenda Alcântara/ JC Imagem

Donos de escolas particulares de Pernambuco aceitaram a reivindicação dos professores e suspenderam as aulas durante o Carnaval. Com isso, nos colégios particulares não haverá aulas nos dias 15, 16 e 17 de fevereiro. O Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino de Pernambuco (Sinepe) tomou a decisão em assembleia geral nesta sexta-feira (5).

Os docentes eram contra a abertura das escolas durante o Carnaval, sob o argumento de que a convenção coletiva de trabalho assinada pela categoria e pelo sindicato dos donos de escolas, no ano passado, já previa recesso nesses dias.

A rede privada de ensino no Estado tem cerca de 400 mil alunos, 2.400 colégios e 30 mil professores.

>> Sem ponto facultativo, como fica o Carnaval 2021 para quem trabalha?

>> Carnaval 2021: após alterações por causa da pandemia, veja o que abre e o que fecha

>> Vai ter que cancelar hospedagem no Carnaval? Procon Pernambuco orienta

>> Carnaval 2021 em Pernambuco: "Feriado está suspenso", afirma secretário

Mudança

Na última segunda-feira (1º), os donos de escolas tinham aprovado, em assembleia, que as unidades de ensino seriam abertas durante o Carnaval, com a justificativa de que não será feriado em Pernambuco.

Mas o sindicato docente defendeu que havia a convenção coletiva de trabalho. Também que a categoria vem num ritmo intenso de trabalho, desde o início da pandemia de covid-19, e que essa pausa é importante.

Escolas públicas

Nas escolas estaduais, segundo a Secretaria Estadual de Educação, o expediente nos dias do Carnaval será normal. Os quase 575 mil estudantes da rede estadual vão ter aulas. As escolas municipais de Recife estarão fechadas porque alunos e professores estão de férias neste mês de fevereiro. O ano letivo começará em 4 de março.

Em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, o período de Momo também será de férias. Lá o ano escolar começará em 9 de março. Jaboatão deu dois meses de férias, janeiro e fevereiro, na rede municipal.

Em Olinda o ano letivo teve início na última quarta-feira (03). Mas apenas com atividades para os professores e equipes pedagógicas. Estudantes terão aulas a partir de 18 de fevereiro, portanto, após o Carnaval. Nos dias de folia não haverá programação para os docentes.