ano letivo

Escolas da rede estadual de Pernambuco vão fechar durante o Carnaval

As escolas privadas também vão suspender as aulas durante o Carnaval

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 11/02/2021 às 14:58
Brenda Alcântara/JC Imagem
FOTO: Brenda Alcântara/JC Imagem

O Governo de Pernambuco acabou o pedido feito pelo Sindicado dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe) e as escolas estaduais não vão funcionar durante o Carnaval 2021.

Na manhã desta quinta-feira (11), o secretário estadual de Educação, Marcelo Barros, informou a decisão ao Sintepe. Com isso, não haverá aulas presenciais e nem remotas nos dias 15, 16 e 17 de fevereiro das escolas estaduais. No entanto, o governador de Pernambuco, Paulo Câmara, suspendeu o ponto facultativo para os servidores estaduais durante o Carnaval 2021 devido à pandemia de covid-19.

"Há uma movimentação grande de alunos que pegam ônibus, assim como de professores. Solicitamos que as aulas presenciais e remotas fossem suspensas durante o Carnaval. O secretário disse que falou com a Undime e a Amupe e concordou em fechar as escolas estaduais nesses dias", explicou a vice-presidente do Sintepe, Ivete Caetano, à coluna Enem e Educação do JC Online.

A Undime é a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, ou seja, reúne os secretários de Educação das prefeituras. A Amupe é a Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe).

De acordo com Ivete, a orientação é para que a categoria fique em casa nos dias do Carnaval respeitando o isolamento social. "Temos que contribuir para não aumentar ainda mais os índices da pandemia", comentou Ivete.

>> Escolas particulares de Pernambuco suspendem aulas durante o Carnaval

>> Governo de Pernambuco libera aulas presenciais nas escolas municipais; confira datas

Segundo Ivete Caetano, são cerca de 37 mil trabalhadores em educação ativos na rede estadual de ensino, dos quais 27 mil são docentes.

Funcionamento

A Secretaria Estadual de Educação informa que apesar de as escolas não funcionarem no Carnaval, o setor administrativo da secretaria, assim como as Gerências Regionais de Educação do Estado (GREs) terão funcionamento normal entre 15 e 17 de fevereiro.

"Nesse período, as escolas seguirão o calendário escolar que estabelece o período de Carnaval como dias não-letivos", ressalta a secretaria, por meio de nota.

A secretaria informa também que os alunos poderão usar a plataforma Educa PE e o Conecta Aí, programa do governo estadual que fornece pacote de dados para acesso à internet. E destaca que as escolas "vêm reforçando junto aos estudantes a importância das medidas de biossegurança necessárias ao enfrentamento da covid-19, que devem ser mantidas também durante esses dias que não terão aulas".