IMUNIZAÇÃO

Covid-19: Pernambuco deve receber cerca de 400 mil doses de vacinas até a próxima semana

Informação sobre mais doses de vacinas contra a covid-19 foi dada pelo secretário André Longo

Atualizada às 18h33
Atualizada às 18h33
Publicado em 17/02/2021 às 17:27
Tânia Rêgo/Agência Brasil
FOTO: Tânia Rêgo/Agência Brasil

O secretário estadual de Saúde, André Longo, informou, nesta quarta-feira (17), que o Ministério da Saúde prometeu a entrega de 10,2 milhões de doses de vacinas contra a covid-19 até o dia 28 de fevereiro para os estados.

O informação foi passada aos gestores estaduais durante reunião com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, com os governadores estaduais. Na divisão, Pernambuco deve receber 4,5% dessas doses, o que corresponde a pelo menos 400 mil doses, sendo 320 mil da CoronaVac e 80 mil doses da vacina produzida pela Oxford/Astrazeneca.

"Essa é nossa expectativa para que a gente possa distribuir essas vacinas. A gente vai fazer as reuniões do comitê técnico e da CIB (Comissão Intergestora Bipartite) para que já esteja tudo pactuado, todos os grupos que vão receber e o quantitativo de doses que cada município vai receber a partir da confirmação das entregas do Ministério da Saúde. Toda a logística de Pernambuco estará pronta para uma nova distribuição em, no máximo, 24 horas para todos os municípios de Pernambuco", disse.

Quem deve receber as doses?

O secretário estadual de Saúde, André Longo, explicou que, de acordo com recomendação do Ministério da Saúde, as doses das vacinas que têm sido entregues devem priorizar a imunização de trabalhadores de saúde e a população idosa.

No entanto, Longo acrescenta que Pernambuco está mais adiantado do que alguns estados com relação a faixa etária dos imunizados. "Na última entrega, o Ministério da Saúde remeteu doses para idosos acima de 90 anos. Há uma expectativa para que agora ele distribua para idosos entre 85 e 90 anos. Pernambuco já adotou, desde a chegada das primeiras doses da vacina Astrazeneca/Oxford/ Fiocruz, a vacinação para idosos acima de 85 anos. Ou seja, Pernambuco já está mais adiante na vacinação de idosos do que outros estados. E alguns municípios, como Recife e Jaboatão dos Guararapes, já adiantaram, inclusive, a utilização de vacinas para o público de 80 a 84 anos", detalhou.

O secretário acredita que em breve idosos abaixo de 80 anos também serão imunizados. "A nossa expectativa é de que esse processo de expansão de vacinas para idosos se dê com essa nova chegada. A gente deve ter todo o estado podendo vacinar pessoas acima de 80 anos e, dependendo do número que possa chegar e se tivermos um cronograma de entrega para março, poderemos avançar para idosos com menos de 80 anos", disse.

>> Falsa aplicação de vacina contra covid-19: saiba como ter certeza de que imunizante foi aplicado corretamente

>> Amazonas deve ser o primeiro estado a vacinar toda a população contra a covid-19, diz ministro da Saúde

O secretário André Longo revelou a informação durante coletiva de imprensa online, que aconteceu nesta tarde.

Assista a coletiva:

O que é coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

>> Aos 73 anos, bispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, é diagnosticado com covid-19

>> Covid-19: Começa a vacinação de idosos a partir de 80 anos no Recife

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Mesmo com o início da vacinação contra a covid-19, é importante manter as medidas. Entre elas estão:

- Usar máscara em ambientes compartilhados

- Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.

- Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.

- Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.

- Evitar contato próximo com pessoas doentes.

- Ficar em casa quando estiver doente.

- Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.

- Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.

- Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (máscara cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).

- Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.