Prova de vida digital do INSS: Veja se você pode fazer comprovação de forma simples e sem sair de casa

Até 5,3 milhões de beneficiários brasileiros vão poder fazer prova de vida pelo celular neste ano
Gabriel dos Santos Araujo Dias
Publicado em 24/02/2021 às 9:16
Ação teve como objetivo combater maus tratos contra idosos Foto: Arquivo/Marcelo Camargo/Agência Brasil


O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vai permitir que até 5,3 milhões de beneficiários brasileiros comprovem que estão vivos sem a necessidade de sair de casa para ir até uma agência da instituição. O procedimento vai poder ser feito pelo celular por meio de reconhecimento facial.

Não são todos os beneficiários que vão poder fazer a comprovação pelo celular. De acordo com o INSS, vão poder realizar a prova de vida pelo celular beneficiários que tenham biometria cadastrada na Justiça Eleitoral ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Segundo a Agência Brasil, os beneficiários já estão sendo convocados por mensagens de SMS ou pelo e-mail. No total, o país tem 36 milhões de beneficiários do INSS. Os demais beneficiários (fora os 5,3 milhões que forem convocados a fazer pelo celular) vão precisar comparecer a uma agência do INSS, mas a prova não é obrigatória até o mês de maio, em função da pandemia do novo coronavírus.

Como fazer pelo celular?

A tradicional prova de vida, obrigatória para segurados do INSS que recebem o benefício por meio de conta corrente, conta poupança ou cartão magnético, deve ser feita todos os anos. Quem for convocado a fazer a prova pelo celular deve ter um aparelho com câmera frontal. O procedimento deve ser feito pelo aplicativo Meu gov.br. Outro app, o Meu INSS, vai ser usado para acompanhar o resultado da prova.

O INSS divulgou um passo a passo para explicar como as pessoas podem fazer a prova de vida pelo celular. Assista:

“O serviço com o uso de biometria facial digital utiliza o reconhecimento dos traços do rosto para concluir a etapa do processo de identificação. O usuário precisa ter biometria cadastrada na Justiça Eleitoral ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Por isso, foram selecionados segurados que tenham carteira de motorista ou título de eleitor. É importante também ter celular com câmera fotográfica”, explica o texto publicado no site oficial do INSS.

“No aplicativo Meu Gov.br, os segurados serão encaminhados para fazer a biometria facial. Após permitir o uso da câmera do celular, o usuário utilizará dados da CNH para fazer a captura facial. É preciso, então, fotografar o rosto dentro da área circular indicada e a validação estará concluída”, explicou o INSS.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes JC

O seu conteúdo grátis acabou

Já é assinante?

Dúvidas? Fale Conosco

Ver condições

Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory