
Só no ultimo sábado, 44 pessoas foram atendidas pelo SAMU com suspeita de síndrome respiratória aguda grave. O bairro com o maior número de chamados de covid-19 é o Ibura
Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) atendeu a criança - Foto: Divulgação/Samu
O Samu vem registrando aumento no número de saídas de ambulâncias para socorrer pacientes com suspeita do novo coronavírus (covid-19). A média diária é de 29 atendimentos, mas, somente no último sábado, esse número subiu para 44.
Além disso, o número de atendimento do último sábado fez com que o serviço de saúde reativasse o plano de enfrentamento à covid-19 e está atuando nos mesmos moldes do início da pandemia, com reforço de ambulâncias.
O caos começou há pouco mais de duas semanas, quando número de chamados para casos suspeitos de síndrome respiratória aguda grave aumentou. No início do ano, a média móvel diária era de 16 atendimentos de casos suspeitos da síndrome. Agora, a média diária está em 29.
Só no último sábado, 44 pessoas com sintomas parecidos com os da covid19 foram atendidas por ambulâncias do Samu. E esse aumento é um alerta, já que o Samu é considerado o termômetro da cidade.
De acordo com o SAMU, atualmente o bairro com o maior número de atendimentos de casos suspeitos de covid-19 é o Ibura, na Zona Sul do Recife. Seguido do bairro da Imbiribeira, Boa Viagem, Casa Amarela e Areias.
As equipes que chegam desses atendimentos precisam passar por um processo de higienização e sanitização. Segundo o coordenador, Leonardo Gomes, os casos têm aumentado com uma rapidez grande e tem se assemelhado ao início da pandemia. Ainda segundo ele, a população tem relaxado as medidas de proteção.
A ideia é dar transparência ao processo de vacinação na cidade do Recife
Número de novos casos de covid-19 foi o segundo maior da pandemia
O Governo de Pernambuco determinou medidas de segurança para evitar a propagação da covid-19 no Estado