NOVO CORONAVÍRUS

Covid-19: "Os jovens se acham invencíveis, mas podem desenvolver casos graves", diz secretário de saúde

Governo realizou, nesta quinta-feira (4), uma nova entrevista coletiva para detalhar o andamento do combate a pandemia da covid-19 em Pernambuco.

Gustavo Henrique
Gustavo Henrique
Publicado em 04/03/2021 às 17:35
Pedro Menezes/SEI
FOTO: Pedro Menezes/SEI

O governo estadual realizou, nesta quinta-feira (4), uma nova entrevista coletiva para detalhar o andamento do combate a pandemia da covid-19 em Pernambuco. O secretário de Saúde André Longo e o secretário executivo de Defesa Social Humberto Freire participam na ocasião.

>>>Covid-19: Pernambuco revela investimento de mais R$ 720 mil na fiscalização de serviços não essenciais

Até esta quinta, Pernambuco já confirmou 304.732 casos da doença, sendo 32.722 graves e 272.010 leves. Durante o evento, André Longo fez um alerta para os jovens que seguem descumprido o isolamento social e as medidas de segurança para conter o avanço da covid.

"Os jovens que se acham invencíveis, que vão pra balada, que vão pra curtição, podem sim desenvolver casos graves. Então cuidem-se. Cuide de vocês e daqueles que ficam em casa. É muito importante que todos atentem para essa questão"

Assista

Aumento de casos

Longo também alertou para o aumento de número de casos em todas as faixas etárias, exceto nos idosos acima dos 85 anos.

"A doença tem levado a um crescimento no número de casos em praticamente todas as faixas etárias. Notamos que, com exceção daqueles com acima dos 85 anos, todos estão com aumento no registro de casos graves.", afirmou.

Ainda segundo Longo, a faixa daqueles que possuem 85 anos ou mais teve uma redução, possivelmente por causa da vacinação contra a covid. "Já na faixa dos idosos com mais de 85, tivemos uma redução de 25% nos casos de síndrome respiratória aguda grave. Esse fator pode indicar um reflexo da vacinação dessas pessoas em Pernambuco"

Possível novo hospital de campanha

O secretário de saúde de Pernambuco disse também que existe um plano para abrir um novo hospital de campanha no bairro dos Coelhos, área central do Recife.
"Temos o projeto de um hospital de Campanha para a região dos Coelhos. Estamos caminhando nesse processo, com os editais de chamamento tanto para a construção do equipamento, quanto para uma organização social que venha operar esse hospital, que inicialmente tem uma perspectiva de 430 leitos. A execução desse hospital vai depender da velocidade da doença e da quantidade de leitos que conseguirmos abrir nas próximas semanas", declarou.