A cidade do Brejo da Madre de Deus, localizada no Agreste de Pernambuco, é um das 77 do Brasil que enfrentam problemas com o estoque de oxigênio. O município tem, hoje, 1.311 pacientes com covid-19, e 14 estão internados precisando de oxigênio por tempo prolongado.
Por conta da pandemia e do número crescente de casos confirmados da covid-19, a rede hospitalar do município vem enfrentando superlotação, nos últimos dias. Com vários pacientes internados, foi preciso abastecer os hospitais com cilindros de oxigênio.
Nessa segunda (22), a cidade recebeu mais 9 cilindros, que só serão suficientes para mais 2 dias. Para a assessora técnica da Secretaria de Saúde da cidade, Angelita Lucena, o cenário atual é preocupante.
>> Ex-presidente Dilma Rousseff é vacinada contra a covid-19: 'Vacinem-se. Cuidem-se'
>> Pernambuco abre 383 leitos de UTI para pacientes com covid-19
Desobediência
Apesar da situação em que a cidade se encontra, a população insiste em ir às ruas, mesmo com o decreto que estabelece o isolamento mais rígido nos 184 municípios pernambucanos.
Em uma lotérica da cidade, a equipe de reportagem da TV Jornal flagrou aglomeração na fila. Além disso, na praça principal da cidade, muitas pessoas também insistiram em sentar despreocupadamente nos bancos. Mesmo descumprindo as medidas e sabendo dos riscos, alguns moradores estão preocupados com a situação.
- Covid-19: com taxa de 97% nas UTIs, pacientes sofrem à espera de uma vaga na rede pública de Pernambuco
- Covid-19: estudos mostram que novas cepas estão circulando em Pernambuco
- Covid-19: Mesmo com auxílio emergencial, governo tem obrigação de vacinar os informais em 4 meses, diz Guedes
- Média de mortes por covid-19 cresce há um mês, diz Fiocruz
- Moradores relatam lentidão em site e aplicativo para agendar vacinação contra covid-19 no Recife