RECUPERAÇÃO

Paulo Gustavo apresenta sinais clínicos de melhora, diz assessoria

Paulo Gustavo está internado com covid-19 desde o dia 13 de março

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 05/04/2021 às 18:13
Reprodução/Globo
FOTO: Reprodução/Globo

O ator e humorista Paulo Gustavo, que está internado desde 13 de março conta de complicações causadas pela covid-19, apresentou "sinais clínicos e laboratoriais de melhora", de acordo com nota divulgada pela assessoria de imprensa do artista, nesta segunda-feira (5).

Internado no Hospital Copa Star, em Copacabana, Zona Sul do Rio, Paulo Gustavo permanece em terapia intensiva, com uso de ECMO, equipamento que ajuda no tratamento de pacientes graves da covid-19. "A necessidade da ECMO permanece, embora com parâmetros mais atenuados. Esse conjunto de dados, em que pese ainda a gravidade do paciente, vem aumentando o otimismo da equipe médica", diz parte da nota. Veja a nota completa:

“Anteontem pela manhã, o paciente foi submetido a uma pleuroscopia, quando foi identificada uma fístula bronco-pleural que impedia a adequada ventilação mecânica, tendo sido imediatamente corrigida. Desde então, alguns importantes sinais clínicos e laboratoriais de melhora tornaram-se mais evidentes. A necessidade da ECMO permanece, embora com parâmetros mais atenuados. Esse conjunto de dados, em que pese ainda a gravidade do paciente, vem aumentando o otimismo da equipe médica”, diz a nota.

>> Pai de Paulo Gustavo fala sobre batalha do humorista contra Covid-19: “Uma árdua e dolorosa luta"

>> Marido de Paulo Gustavo, Thales Bretas pede fé a fãs do comediante: “Continuem rezando”

>> ECMO: Veja foto e entenda como funciona pulmão artificial que está ajudando ator Paulo Gustavo a sobreviver à covid-19

A nota enviada à imprensa pela assessoria do ator, destaca também que a "família do ator agradece muito o carinho e as orações e pede que continuem a enviar boas energias para sua recuperação e para de todos os que se encontram na luta contra o vírus".

Paulo Gustavo

Paulo Gustavo está internado com covid-19 desde o dia 13 de março. Ele foi intubado no dia 21 de março. O comediante, famoso pelo filme “Minha Mãe é Uma Peça”, permanece com uso de ECMO, tratamento que foi iniciado na sexta-feira (2).

Entenda o que é o ECMO

ECMO é tecnologia usada no tratamento da covid-19
ECMO é tecnologia usada no tratamento da covid-19
Divulgação

Popularmente conhecido como pulmão artificial, o ECMO (sigla em inglês para oxigenação por membrana extracorpórea) é uma tecnologia que pode ajudar bastante no tratamento contra a covid-19. O uso do equipamento pode custar, em média, R$ 30 mil por dia.

Nesta segunda-feira (5), o cirurgião cardiovascular Alexandre Magno explicou no Passando a Limpo, da Rádio Jornal, como o aparelho funciona.

“A ideia do ECMO é promover um repouso pulmonar. Fazemos uma canulação venosa e o uma bomba acaba sugando um pouco do sangue nessas veias. [O sangue] passa por uma membrana que oxigena, faz a troca de oxigênio com gás carbônico, e devolve para o organismo, em uma veia próxima do coração, o sangue já oxigenado”, explicou.

“Então, dessa maneira, a gente consegue deixar o pulmão em repouso, para que ele possa ter condições de se recuperar, sem comprometer os demais órgãos do corpo”, acrescentou. Na entrevista, Magno disse ainda que o equipamento “tem ajudado a salvar muitas vidas”.

Além de hospitais particulares, na rede pública de saúde pernambucana, o ECMO só está disponível no Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP), localizado na região central do Recife.

Os médicos acreditam que o ECMO deve ser usado em pacientes com estado bastante grave. O aparelho pode ajudar a dar sobrevida aos pacientes internados.