Pandemia do novo coronavírus

São João: Prefeitura de Caruaru decide cancelar festa junina de 2021

De acordo com a prefeitura de Caruaru, não há segurança sanitária para realização do São João neste ano

Gabriel dos Santos Araujo Dias
Gabriel dos Santos Araujo Dias
Publicado em 07/04/2021 às 10:21
Jorge Farias/Divulgação/Prefeitura de Caruaru
FOTO: Jorge Farias/Divulgação/Prefeitura de Caruaru

A prefeitura de Caruaru, no Agreste pernambucano, decidiu cancelar o São João da cidade em 2021. A informação foi confirmada pelo repórter da Rádio Jornal em Caruaru Berg Santos. Em entrevista, o presidente da Fundação de Cultura e Turismo da cidade, Rubens Júnior, explicou que a decisão foi tomada devido à pandemia do novo coronavírus. Este será o segundo ano consecutivo em que Caruaru não festeja o São João. Em 2020, a prefeitura municipal estimou um prejuízo de R$ 200 milhões com a não realização do evento.

"[A decisão foi tomada] por conta da insegurança sanitária. Por conta da pandemia da covid-19. Lamentavelmente, nós não temos ainda segurança para realizar um evento do porte do São João de Caruru", disse Rubens. Considerado um dos maiores eventos do país, o São João de caruaru recebe milhares de pessoas. Em 2019, por exemplo, a prefeitura estima que cerca de 3,2 milhões de pessoas passaram pela cidade.

O principal polo, no Pátio de Eventos Luiz Gonzaga, no centro da cidade, chegou a receber algo em torno de 100 mil pessoas nas principais noites. Pelo palco, passaram artistas como Alceu Valença, Elba Ramalho, Fagner, a dupla Zé Neto e Cristiano, além do DJ Alok.

A hipótese de cancelamento do São João de Caruaru já era levantada desde o final do ano passado, mas só foi confirmada oficialmente nesta quarta-feira. "A essa altura do campeonato, deveríamos estar todos envolvidos em fechamento de contrato, perspectiva de contratações artísticas, na infraestrutura já se preparando para iniciar a montagem, mas nada disso está acontecendo", confirmou Rubens.

Confira a entrevista: (a reportagem continua depois do vídeo)

Em janeiro deste ano, o ex-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, o médico Gonzalo Vecina, já havia dito, em entrevista à Rádio Jornal Caruaru, que o evento não deveria acontecer em 2021, devido à pandemia.

Falta de vacina

O presidente da Fundação de Cultura e Turismo lembrou do baixo percentual de imunização no país, o que impede aglomerações. "Nós não vamos ter condições de fazer. Primeiro, é uma recomendação do Tribunal de Contas pedindo que não se invistam em eventos e que esse recurso seja destinado ao combate à pandemia. Segundo, a insegurança sanitária. No Brasil, nem 10% da população foi vacinada até o momento", comentou.

A falta do evento na cidade provoca um imenso impacto na economia local. Considerada a principal festa do ano no Agreste de Pernambuco, o São João deveria ter movimentado R$ 200 milhões em Caruaru, que é considerada a Capital do Forró, em 2020. Entre os mais prejudicados estão os hotéis, restaurantes e ambulantes, que confiam na festa junina grande parte da receita anual.