PANDEMIA

Covid-19: Paciente com pulmão artificial é escoltado em estado grave, de Natal para Recife

O tratamento utilizado no paciente chama-se Oxigenação por Membrana Extracorpórea (ECMO), o mesmo que tem sido utilizado no ator Paulo Gustavo, internado com o novo coronavírus no Rio de Janeiro,

Suzyanne Freitas
Suzyanne Freitas
Publicado em 09/04/2021 às 11:41
Divulgação/PRF
FOTO: Divulgação/PRF

Um homem, de 38 anos, em estado grave por causa da covid-19, foi escoltado, na noite dessa quinta-feira (8), pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) e pela Polícia Militar, de Natal, no Rio Grande do Norte, para o Hospital Português, na Área Central do Recife.

Ele utiliza pulmão artificial e precisava de cuidados especiais.

Durante o transporte, o dispositivo usado para o paciente respirar apresentou problemas de carregamento e chegou ao hospital com apenas 35 minutos de vida útil de bateria.

Tratamento

O tratamento utilizado no paciente chama-se Oxigenação por Membrana Extracorpórea (ECMO), o mesmo que tem sido utilizado no ator Paulo Gustavo, internado com o novo coronavírus, no Rio de Janeiro, desde o dia 13 de março.

>>Covid-19: 'Tem jovem precisando de pulmão artificial para sobreviver em Pernambuco', diz secretário

Recife é referência no tratamento

Foram necessários uma equipe e um centro especializado para o manejo desse equipamento para que o tratamento seja bem sucedido. A cidade de Recife é referência no tratamento com o pulmão artificial.

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.
  • Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.

Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (máscara cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).

  • Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.