política

Jair Bolsonaro diz que ''o caos bate na porta'' e manda os brasileiros ''se prepararem''

A declaração do presidente da República, Jair Bolsonaro, foi feita por meio das redes sociais

Robert Sarmento
Robert Sarmento
Publicado em 12/04/2021 às 17:00
Reprodução
FOTO: Reprodução

Em uma série de publicações através das redes sociais, nesta segunda-feira (12), o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) declarou que "o caos bate na porta dos brasileiros" e mandou a população brasileira se preparar, além de apoio e união ao seu governo. Uma das publicações, inclusive, mostram um vídeo com trechos de entrevistas de Bolsonaro antes, durante e depois da campanha eleitoral. O chefe do Executivo está sendo pressionado por causa da possível instalação da 'CPI da Covid-19'.

"Cada vez mais a população está ficando sem emprego, renda e meios de sobrevivência... o caos bate na porta dos brasileiros. Pergunte o que cada um de nós poderá fazer pelo Brasil e sua liberdade e ... prepare-se", publicou o presidente da República no Twitter.

O que significa a CPI da covid?

O ministro Luís Roberto Barroso, do Superior Tribunal Federal (STF), concedeu liminar favorável a 'CPI da Covid-19'. De acordo com a decisão, a Constituição estabelece que todas as CPIs devem ser instaladas se três requisitos forem cumpridos, e sem haver "omissão ou análise de conveniência política por parte da Presidência da Casa Legislativa". Clique aqui e confira quais são os requisitos e a entrevista com o senador Humberto Costa.

Crítica às medidas restritivas

O presidente da república voltou a criticar as medidas restritivas adotadas pelos governadores que têm como objetivo conter a propagação da covid-19 no Brasil. Em uma conversa com o senador Jorge Kajuru (Cidadania-GO), divulgada pelo próprio parlamentar, Jair Bolsonaro os gestores estaduais e municipais de "protótipos de ditadores" e, na gravação, sugere que eles devem sejam investigados.

> Mortes por covid-19 no país aumentam 10% em uma semana

"Hoje você está tendo uma amostra do que é o comunismo e quem são os protótipos de ditadores, aqueles que decretam proibição de cultos, toque de recolher, expropriação de imóveis, restrições a deslocamentos, etc", escreveu Jair Bolsonaro. O governador de Pernambuco, Paulo Câmara, retrucou uma declaração anterior do presidente.