Pernambuco inicia campanha de vacinação contra a gripe nesta segunda (12)

É preciso ter atenção para o intervalo entre as doses de vacina da gripe e da covid-19

GRIPE
Pernambuco inicia campanha de vacinação contra a gripe nesta segunda (12)

A vacina contra a influenza protege contra três cepas do vírus: A (H1N1), A (H3N2) e B - Foto: Marcello Casal Jr./ABr

Nesta segunda-feira (12), o Estado de Pernambuco inicia a campanha de vacinação contra a influenza, a gripe. Ao todo, o Estado recebeu 338,4 mil doses da vacina.

Grupos

A iniciativa pretende imunizar em três fases. Nesta primeira etapa, até 10 de maio, serão priorizadas crianças de 6 meses a 5 anos, gestantes, puérperas (mulheres até 45 após o parto) e população indígena de 6 meses a 8 anos.

Com a chegada de mais vacinas, também serão inclusos, neste momento inicial, os trabalhadores de saúde e a população indígena em geral. 

Vacinas da covid-19 e da gripe devem respeitar intervalo

As pessoas que fazem parte do grupo prioritário para a imunização contra gripe e que ainda não foram vacinadas contra a covid-19 devem, segundo o Ministério da Saúde, ter priorizada a dose contra o novo coronavírus e agendada a vacina contra a gripe, respeitando um intervalo mínimo de 14 dias entre elas.

>> Procura por vacina contra a gripe cresce nas clínicas particulares do Recife

Influenza

A vacina contra a influenza protege contra três cepas do vírus: A (H1N1), A (H3N2) e B. O objetivo é evitar complicações decorrentes desses vírus e, consequentemente, hospitalizações e mortes, além de diminuir a circulação viral. A expectativa é proteger, no mínimo, 90% do público prioritário.

“A campanha contra a influenza ocorre em paralelo à vacinação contra a covid-19. Importante lembrar que, caso alguém seja prioritário em ambas as iniciativas, é preciso um intervalo mínimo de duas semanas entre as doses”, frisa a superintendente de Imunização da SES, Ana Catarina de Melo.

Diferenciando os sintomas

RESFRIADO

GERALMENTE, NÃO APRESENTA: Febre
PODE APRESENTAR: Febre baixa (RARO)

GRIPE

APRESENTA: Febre, diarreia (ÀS VEZES), cansaço, coriza (ÀS VEZES), espirros (RARO).

CORONAVÍRUS

APRESENTA: Febre, diarreia (RARO), cansaço, coriza (RARO), espirros (RARO).

COMENTÁRIOS

Os comentários abaixo são de responsabilidade dos respectivos perfis do facebook.