Este sábado (17) marca um recomeço na vida de muitos idosos moradores do Recife. É que finalmente, depois de três meses desde o início da campanha de vacinação contra covid-19, pessoas com 60 e 61 anos de idade começam a receber o imunizante na cidade. Para receber a vacina, a população deve fazer o agendamento pelo site Conecta Recife.
No Compaz Ariano Suassuna, no Cordeiro, zona oeste da capital, Wellington Martins, 61 anos, era só alegria. “A gente se sente um vitorioso”, comentou o aposentado após ser vacinado. Segundo ele, o agendamento foi tranquilo e não teve nenhuma dificuldade na hora de escolher a data e o horário da vacinação.
A aposentada Lunalva Maria da Silva, 61, não teve a mesma sorte. “Pedi para uma sobrinha minha fazer o agendamento, mas, quando cheguei aqui, fui informada de que o agendamento não estava completo”, disse. A equipe de saúde do ponto de vacinação, então, fez o agendamento, e dona Lunalva vai ser imunizada no dia próximo dia 6 de abril, no dia do aniversário dela - um presentão. “Depois que tomar a vacina, a gente vai respirar mais um pouco”, comenta ansiosa a aposentada.
Como receber a vacina no Recife?
Só recebe a vacina no Recife os idosos que realizarem um agendamento pelo site https://minhavacina.recife.pe.gov.br/ ou pelo aplicativo Conecta Recife. Na plataforma, o idoso vai escolher local, data e horário de aplicação. Para agendar, é necessário apresentar o número do CPF. O número do cartão do SUS também é solicitado, mas não é obrigatório, portanto, quem não tem cartão do SUS também pode fazer o agendamento.
“É importante que toda a população tenha essa consciência, para que a gente evite fila, aglomeração e não coloque o idoso muito tempo fora de casa, com o maior risco de contaminação. Então, este é o maior objetivo de a gente fazer esse cadastro e esse agendamento”, explicou a secretária-executiva de Gestão de Saúde do Recife, Andreza Barkokebas.
Horário
Os agendamentos podem ser feitos para aplicação da vacina em qualquer dia da semana, incluindo sábado e domingo, das 7h30 às 18h30.
Locais de vacinação:
Salas
- Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), em Dois Irmãos
- Parque de Exposição de Animais, no Cordeiro
- Upinha Dr. Hélio Mendonça, no Córrego do Jenipapo
- Unidade de Cuidados Integrais (UCIS) Guilherme Abath, no Hipódromo
- Compaz Ariano Suassuna, no Cordeiro
- Ginásio Geraldão, na Imbiribeira
- Centro de Saúde Sebastião Ivo Rabelo, no Ibura
Drive-thrus
Já os drive-thrus, que permitem atendimento sem sair do veículo, estão localizados nos seguintes espaços:
- Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), na Tamarineira
- Parque de Exposição de Animais, no Cordeiro
- Fórum Ministro Artur Marinho - Justiça Federal de Pernambuco (Avenida Recife), no Jiquiá
- Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), em Dois Irmãos
- Juizados Especiais do Recife, na Imbiribeira
- Parque da Macaxeira, na Macaxeira
- Ginásio Geraldão, na Imbiribeira
- Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), na Cidade Universitária
- Tribunal Regional Federal da 5ª Região, no Bairro do Recife
- Big Bompreço, Casa Forte
- Big Bompreço, Boa Viagem.
Avanço na vacinação
O avanço na vacinação só foi possível graças à chegada de um novo lote de imunizantes. Na madrugada da sexta-feira (16), Pernambuco recebeu mais 255 mil doses (102.400 da CoronaVac, desenvolvidas pelo Instituto Butantan, e 152.750 foram produzidas pela Fiocruz/AstraZeneca).
Até agora, Pernambuco já recebeu 2.276.080 doses dos imunizantes. São 1.742.360 da Coronavac/Butantan e 533.720 da Astrazeneca/Fiocruz.
Vacinação no Recife
No Recife, 267.430 pessoas foram vacinadas até a última quinta-feira (15).