IMUNIZAÇÃO

'Decisão de vacinar professores foi tomada pelo Recife', diz André Longo após queixas de prefeitos

Prefeitura do Recife começou a vacinar professores contra a covid-19; decisão foi questionada por prefeitos de outras cidades

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 29/04/2021 às 19:12
Divulgação/ SES
FOTO: Divulgação/ SES

O secretário Estadual de Saúde, André Longo, informou, nesta quinta-feira (29), que a decisão da Prefeitura do Recife de imunizar os professores foi tomada pela gestão municipal e que não havia sido pactuada na Comissão Intergestores Bipartite (CIB).

Prefeitos pernambucanos têm se queixado do ritmo de vacinação contra a covid-19 na capital pernambucana. Nesta quinta-feira (28), o prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, questionou o suposto tratamento privilegiado a João Campos (PSB) no Recife.

Segundo o prefeito de Petrolina, na última segunda-feira (26), um dia antes do anúncio da vacinação para professores no Recife, teria havido uma reunião com secretários de Saúde dos municípios, Governo do Estado e Ministério Público pactuando que “nenhuma cidade poderia avançar a imunização para outra categoria antes de concluir a aplicação das doses nos profissionais de saúde”. “A Prefeitura de Petrolina – assim como todas as demais, inclusive a do Recife – acatou a recomendação”, afirmou Miguel Coelho.

>> Prefeito de Araripina sugere que João Campos está recebendo mais vacinas do que os demais prefeitos

Ele classificou a decisão da Prefeitura do Recife como “quebra de acordo”. Além disso, o gestor petrolinense disse que vê “a conivência do governo estadual”, chefiado por Paulo Câmara, também do PSB.

André Longo justifica

Segundo o secretário estadual de Saúde, André Longo, "as vacinas são distribuídas de acordo com os grupos prioritários do Programa Nacional de Imunização (PNI) de forma equânime, de acordo com a população e com campanhas de vacinas anteriores".

Longo garantiu que o processo é auditado, acompanhado pelo Conselho de Secretários Municipais de Saúde, pelo próprio Ministério Público e é pactuado com os municípios na Comissão Intergestores Bipartite (CIP). "Estamos entregando, a partir de amanhã, doses para completar a primeira dose das pessoas com 60 anos ou mais em todos os municípios pernambucanos. A nossa expectativa é que a gente alinhe todos os municípios com mais de 60 anos e vários municípios já vão poder dar o primeiro passo com relação às pessoas com comorbidades", disse.

>> Atraso não prejudicará imunidade das pessoas, garante especialista sobre aplicação da 2ª dose da CoronaVac

Sobre a situação do Recife, que já iniciou a imunização dos professores, nesta quarta-feira (28), ele aponta que é de responsabilidade da prefeitura da capital pernambucana. “A decisão de vacinar professores foi tomada pelo Recife. Não foi pactuada em Comissão Intergestores Bipartite. Não há doses distribuídas [pelo Governo Estadual] específicas para professores. Neste momento, as doses estão sendo distribuídas para [imunizar] idosos e pessoas com comorbidade”, disse.

Falta CoronaVac, e não Astrazeneca

André Longo também explicou que os grupos que estão avançando na imunização estão recebendo doses da Astrazeneca e que o Brasil enfrenta escassez de doses da CoronaVac. "O problema hoje que nós temos de estoque é de CoronaVac para aplicação da segunda dose. O Programa Estadual de Imunização tem avançado com aplicação da primeira dose com a Astrazeneca. Não se confundir que se está preterindo a segunda dose em detrimento da primeira. O programa está aguardando a recomposição do estoque [de CoronaVac]", detalhou.

O Governo de Pernambuco espera receber em torno de 24 e 25 mil doses de CoronaVac ainda no próximo final de semana. No entanto, o estado precisa de 110 mil doses para vacinar todas as pessoas com segunda dose do imunizante. "A gente tem expectativa que até o final da semana que vem a gente possa estar recompondo isso e as pessoas vão ser vacinadas, à medida que as doses de CoronaVac cheguem", garantiu.