IMUNIZANTE

Primeiro lote de vacina contra a covid-19 da Pfizer chega a Pernambuco

As doses da vacina da Pfizer serão destinadas às cidades de Olinda, Jaboatão dos Guararapes e Recife

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 03/05/2021 às 18:35
Hélia Scheppa/SEI
FOTO: Hélia Scheppa/SEI

O primeiro lote da vacina contra a covid-19 produzida pela Pfizer/BioNTech chegou a Pernambuco, às 15h12, desta segunda-feira (3). Conforme ficou acertado entre o Ministério da Saúde, Governo do Estado e municípios, as 17.550 doses do imunizante serão destinadas às cidades de Olinda, Jaboatão dos Guararapes e Recife.

As doses poderão beneficiar pessoas com comorbidades, gestantes e puérperas com comorbidades.

>> Pfizer é segura? Qual a eficácia? Qual o intervalo entre as doses? Veja as respostas

>> Vacina da Pfizer será distribuída apenas para Recife, Olinda e Jaboatão; entenda o motivo

>> Comorbidades: veja formulário do governo de Pernambuco para comprovar comorbidade na hora de receber vacina contra covid-19

Também foram entregues, nesta segunda, mais 267.250 unidades da vacina Astrazeneca/Fiocruz, que serão destinadas às primeiras doses para idosos entre 60 e 64 anos de idade, trabalhadores das forças de segurança e salvamento e pessoas com comorbidades. Doses serão encaminhadas às Gerências Regionais de Saúde (Geres) na manhã desta terça-feira (04).

Ao todo, mais 284.800 vacinas reforçarão a campanha de imunização contra a covid-19 em Pernambuco.

“Estávamos na expectativa do recebimento dessas primeiras doses da Pfizer/BioNTech para ampliar ainda mais a imunização no Estado. Sabemos que ainda há muito o que fazer para garantir a vacinação de todos os pernambucanos, mas estamos nos empenhando, fazendo um esforço diário junto ao governo federal para garantir mais doses. De toda forma, a partir de agora temos uma terceira vacina no Estado, que vai contribuir para ampliar os grupos prioritários”, afirmou o governador Paulo Câmara.

Armazenamento da vacina da Pfizer

A vacina da Pfizer/BioNTech será armazenada no Programa Estadual de Imunização (PNI-PE), em freezers específicos, porque precisa ser acondicionada em uma temperatura entre -25°C e -15°C, podendo permanecer nessa faixa por até duas semanas. O PNI-PE ficará responsável por entregar os imunizantes aos municípios, de acordo com as solicitações de cada um. Nas cidades, o imunizante poderá ser guardado em temperatura entre 2°C e 8°C, mas somente por no máximo cinco dias. Após aberto o frasco, o prazo para utilização do insumo é de seis horas.

O secretário estadual de Saúde, André Longo, assegurou que Pernambuco está preparado para receber as doses da Pfizer/BioNTech e armazená-las na temperatura ideal para garantir sua conservação. “Todas as especificidades serão respeitadas, assim como vem sendo feito com os outros fabricantes”, garantiu. Segundo a superintendente de Imunização da SES-PE, Ana Catarina de Melo, uma nova nota técnica do Ministério da Saúde, divulgada no último domingo (02.05), estabelece que a segunda dose da Pfizer/BioNTech deverá ser aplicada três meses após a primeira, da mesma forma como acontece com a vacina da Astrazeneca/Fiocruz. A nova orientação para todos os Estados ocorreu após análise do comitê técnico do ministério.

Total de vacinas em Pernambuco

Com essa nova remessa, Pernambuco totaliza 2.930.080 de doses de vacinas contra a covid-19 recebidas, sendo 1.789.560 da Coronavac/Butantan, 1.122.970 da Astrazeneca/Fiocruz e 17.550 da Pfizer/BioNTech.