VACINA

Veja quando todos os moradores de Fernando de Noronha estarão vacinados contra a covid-19


Paulo Câmara revelou que Fernando de Noronha será a 1ª localidade de Pernambuco a imunizar 100% da população contra a covid-19

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 11/06/2021 às 18:15
Divulgação/ SES-PE
FOTO: Divulgação/ SES-PE
Leitura:

Após o anúncio do Governo de Pernambuco de imunizar todos os moradores da Ilha de Fernando de Noronha maiores de 18 anos, mais 1 mil doses doses da vacina AstraZeneca/Fiocruz foram entregues no arquipélago, na tarde desta sexta-feira (11). Com isso, moradores de 40 a 49 anos já começaram a receber a primeira dose da imunização contra a covid-19. O grupo é o primeiro dentro do planejamento de vacinação em massa.

“Fernando de Noronha será a primeira localidade pernambucana com 100% da população imunizada, a partir dessa faixa etária, o que dará mais segurança para a retomada do turismo, principal atividade econômica da ilha”, destacou o governador Paulo Câmara.

A decisão do Governo de Pernambuco foi acordada com os gestores municipais na reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) da última quinta-feira (10/06). A iniciativa foi motivada pelas especificidades de Noronha, tendo em vista a localização geográfica e as particularidades no atendimento de possíveis casos graves.

A meta do plano de vacinação em massa é que até o próximo dia 24 deste mês, toda a população adulta da ilha, a partir de 18 anos, seja imunizada contra a covid-19. Com isso, a expectativa é vacinar cerca de 2 mil pessoas nesse período com o insumo recebido nesta tarde e as doses que já estavam disponíveis no arquipélago.

>> É seguro tomar vacina da AstraZeneca? Por que jovens têm mais reações ao imunizante? Veja o que diz o médico

>> É seguro tomar vacina da Janssen a poucos dias do prazo de validade? Brasil vai receber lote válido até 27 de junho

>> Por que a vacina da Pfizer é a preferida dos brasileiros? Ela tem maior eficácia contra a covid-19?

Cronograma

Nesta campanha, a Superintendência de Saúde da ilha tem se pautado na busca ativa daqueles que estão contemplados nos planos nacional e estadual de imunização, já tendo concluído todos os grupos prioritários. De acordo com o superintendente de Saúde da ilha, Fernando Magalhães, dentro do plano de imunização escalonada, traçado durante a reunião da CIB, após a vacinação dos maiores de 40 anos, será a vez das pessoas entre 29 e 39 anos, que já começam a ser beneficiadas neste sábado (12) e assim por diante até a faixa dos 18 anos.

“Com todos os adultos da ilha vacinados reduziremos drasticamente a circulação viral na ilha, mantendo nossos números controlados. Recentemente chegamos a zerar os casos de Covid-19 no arquipélago e atualmente temos apenas três pacientes contaminados, em isolamento domiciliar”, afirmou Fernando.


Mais Lidas