São João

Peça proteção a São João com oração poderosa

Aprenda preces para pedir bênçãos ao santo popular, São João

Imagem do autor
Cadastrado por

Gabriel dos Santos

Publicado em 23/06/2021 às 11:15 | Atualizado em 29/08/2023 às 12:00
X

São João Batista é um dos santos mais populares da Igreja Católica, segundo a cultura brasileira. Além das festas juninas com músicas, bandeirinhas e comidas típicas, os fiéis também rezam pedindo proteção ao santo durante o ano todo.

A data celebra o Nascimento de João Batista (também chamado no mundo cristão de "O Precursor"). São João foi um profeta que previu o advento do Messias na pessoa de Jesus Cristo, de quem era primo.

Foi ele também quem batizou Jesus. São João é o único santo que tem tanto o nascimento quanto seu martírio (em 29 de agosto) evocados em duas solenidades pela Igreja Católica.

Qual a origem da festa de São João?

A festa se originou na Idade Média, na celebração dos chamados Santos Populares (Santo António, São Pedro e São João). Segundo os evangelhos, é o maior dos profetas porque pôde apresentar o "Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo".

Os cristãos interpretam a vida de João Batista como uma preparação para o advento de Jesus. Segundo a Bíblia, os pais de João, Zacarias - um sacerdote judeu - e Isabel não tinham filhos e já haviam passado da idade de tê-los.

>> Dia de São Zacarias e Santa Isabel: confira história e oração para os pais de João Batista

Durante uma jornada servindo no Templo de Jerusalém, Zacarias foi escolhido para oferecer incenso no Altar Dourado no Santo dos Santos.

O Arcanjo Gabriel apareceu para ele e anunciou que sua esposa daria à luz uma criança e que ele deveria chamá-lo de João. Por não ter acreditado na mensagem de Gabriel, Zacarias perdeu a voz.

Com o nascimento do filho, seus parentes quiseram dar-lhe o nome do pai e Zacarias, sem poder falar, escreveu: "Seu nome é João", tendo sua voz devolvida. João significa "Deus é propício".

Na Anunciação, quando o Arcanjo Gabriel apareceu para a Virgem Maria para informá-la que ela iria conceber Jesus através do Espírito Santo, ele também a informou de que Isabel, sua prima, já estava grávida de seis meses.

Maria então viajou para visitar Isabel. O Evangelho de Lucas relata que o bebê estremeceu no ventre de Isabel quando ela cumprimentou Maria.

Confira oração de São João

"Ó Glorioso São João Batista, príncipe dos profetas, precursor do divino Redentor, primogênito da graça de Jesus e da intercessão de sua Santíssima Mãe, que fostes grande diante do Senhor, pelos estupendos dons da graça de que fostes maravilhosamente enriquecido desde o ceio materno, e por vossas admiráveis virtudes, alcançai-me de Jesus, ardentemente vos suplico, que me dê a graça de o amar e servir com extremado afeto e dedicação até a morte.

Alcançai-me também, meu excelso protetor, singular devoção a Virgem Maria Santíssima, que por amor de vós foi com pressa à casa de vossa mãe S. Isabel, para ser cheio dos dons do Espírito Santo.

Se me conseguirdes estas duas graças, como muito espero de vossa grande bondade e poderoso valimento, estou certo de que, amando até a morte a Jesus e a Maria, salvarei minha alma e no céu convosco e com todos os Anjos e Santos amarei e louvarei a Jesus e a Maria entre gozos e delícias eternas. Amém."

Tags

Autor