SÃO JOÃO

QUEM FOI SÃO JOÃO BATISTA? Saiba história do santo que deu origem à festa comemorada em 24 de junho

Conheça a história de São João Batista, celebrado no dia 24 de junho

Flávio Oliveira
Flávio Oliveira
Publicado em 23/06/2022 às 8:33
Notícia
Reprodução
São João Batista é considerado um dos santos mais importantes do catolicismo, por ter anunciado a vinda do Messias - FOTO: Reprodução

24 de junho é o dia em que é celebrado o nascimento de João Batista (também chamado no mundo cristão de "O Precursor").

São João foi um profeta que previu o advento do Messias na pessoa de Jesus Cristo, seu primo. A ele também coube o batismo de Jesus.

Conta-se que, na noite em que veio ao mundo, Isabel, sua mãe, ergueu um mastro e acendeu uma fogueira para que sua prima Maria soubesse do ocorrido.

Assim, a fogueira e o mastro usados por Isabel para anunciar a chegada de seu filho tornaram-se uma tradição e são, até hoje, elementos presentes na festa de São João.

ORAÇÃO SÃO JOÃO BATISTA

Abaixo, confira uma oração para São João Batista.

"Ó, glorioso São João Batista, príncipe dos profetas, precursor do divino redentor, primogênito da graça de Jesus e da intercessão de sua santíssima mãe, que fostes grande diante do Senhor, pelos estupendos dons da graça de que fostes maravilhosamente enriquecido desde o ceio materno, e por vossas admiráveis virtudes, alcançai-me de Jesus, ardentemente vos suplico, que me dê a graça de o amar e servir com extremado afeto e dedicação até a morte. Alcançai-me também, meu excelso protetor, singular devoção a Virgem Maria Santíssima, que por amor de vós foi com pressa à casa de vossa mãe Isabel, para serdes livre do pecado original e cheio dos dons do Espírito Santo. Se me conseguires estas duas graças, como muito espero de vossa grande bondade e poderoso valimento, estou certa de que, amando até a morte a Jesus e a Maria, salvarei minha alma e no céu convosco e com todos os anjos e santos amarei e louvarei a Jesus e a Maria entre gozos e delícias eternas. Amém". 

Comentários