São João

São João: veja oração e peça proteção, saúde e bênçãos

Na véspera do Dia de São João, devotos católicos fazem preces ao santo popular

Gabriel dos Santos Araujo Dias
Gabriel dos Santos Araujo Dias
Publicado em 23/06/2021 às 11:15
Reprodução/ Internet
FOTO: Reprodução/ Internet
Leitura:

Nesta quinta-feira (24 de junho), comemora-se o Dia de São João Batista, um dos santos mais populares da Igreja Católica, segundo a cultura brasileira. Além das festas com músicas, bandeirinhas e comidas típicas, os fiéis também rezam pedindo proteção ao santo.

A data celebra o Nascimento de João Batista (também chamado no mundo cristão de "O Precursor"). São João foi um profeta que previu o advento do Messias na pessoa de Jesus Cristo, de quem era primo. Foi ele também quem batizou Jesus. A festa de São João é uma das festas juninas (celebradas em junho). Ele é o único santo que tem tanto o nascimento quanto seu martírio (em 29 de agosto) evocados em duas solenidades pela Igreja Católica.

A festa se originou na Idade Média, na celebração dos chamados Santos Populares (Santo António, São Pedro e São João). Segundo os evangelhos, é o maior dos profetas porque pôde apresentar o "Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo".

Os cristãos interpretam a vida de João Batista como uma preparação para o advento de Jesus. Segundo a Bíblia, os pais de João, Zacarias - um sacerdote judeu - e Isabel não tinham filhos e já haviam passado da idade de tê-los. Durante uma jornada servindo no Templo de Jerusalém, Zacarias foi escolhido para oferecer incenso no Altar Dourado no Santo dos Santos. O Arcanjo Gabriel apareceu para ele e anunciou que sua esposa daria à luz uma criança e que ele deveria chamá-lo de João. Por não ter acreditado na mensagem de Gabriel, Zacarias perdeu a voz. Com o nascimento do filho, seus parentes quiseram dar-lhe o nome do pai e Zacarias, sem poder falar, escreveu: "Seu nome é João", tendo sua voz devolvida. João significa "Deus é propício".

Na Anunciação, quando o Arcanjo Gabriel apareceu para a Virgem Maria para informá-la que ela iria conceber Jesus através do Espírito Santo, ele também a informou de que Isabel, sua prima, já estava grávida de seis meses. Maria então viajou para visitar Isabel. O Evangelho de Lucas relata que o bebê estremeceu no ventre de Isabel quando ela cumprimentou Maria.

Confira oração de São João:

* Fonte: Canção Nova.

"Ó Glorioso São João Batista, príncipe dos profetas, precursor do divino Redentor, primogénito da graça de Jesus e da intercessão de sua Santíssima Mãe, que fostes grande diante do Senhor, pelos estupendos dons da graça de que fostes maravilhosamente enriquecido desde o ceio materno, e por vossas admiráveis virtudes, alcançai-me de Jesus, ardentemente vos suplico, que me dê a graça de o amar e servir com extremado afecto e dedicação até a morte. Alcançai-me também, meu excelso protector, singular devoção a Virgem Maria Santíssima, que por amor de vós foi com pressa á casa de vossa mãe S. Isabel, para ser cheio dos dons do Espírito Santo. Se me conseguirdes estas duas graças, como muito espero de vossa grande bondade e poderoso valimento, estou certa de que, amando até a morte a Jesus e a Maria, salvarei minha alma e no céu convosco e com todos os Anjos e Santos amarei e louvarei a Jesus e a Maria entre gozos e delícias eternas. Amém."

Mais Lidas