IMUNIZAÇÃO

Pernambuco recebe mais 113.250 doses da vacina Astrazeneca/Fiocruz

No total, Pernambuco já recebeu 2.743.420 unidades da vacina da Astrazeneca/Fiocruz

Da Agência Brasil
Da Agência Brasil
Publicado em 30/06/2021 às 15:30
Miva Filho/SES-PE
FOTO: Miva Filho/SES-PE

Pernambuco recebeu, na manhã desta quarta-feira (30), uma nova remessa de vacinas contra a covid-19 da Astrazeneca/Fiocruz com 113.250 doses. No total, o Estado já recebeu 2.743.420 unidades do imunizante desde o início da campanha de vacinação contra o novo coronavírus.

“As vacinas que recebemos hoje serão encaminhadas aos municípios pernambucanos para utilização exclusiva em primeira dose. Vamos dar prosseguimento ao processo de vacinação em todo o Estado, sempre respeitando o andamento e a realidade de cada município”, destacou o governador Paulo Câmara.

>> É seguro tomar vacina da AstraZeneca? Por que jovens têm mais reações ao imunizante? Veja o que diz o médico

>> Secretário de Saúde dá prazo para que toda a população receba primeira dose da vacina contra a covid-19 em Pernambuco; confira

>> João Campos anuncia nova idade de vacinação para grupo prioritário no Recife; saiba mais e veja como agendar

Vacinas enviadas para as cidades

Do aeroporto, os insumos foram levados à sede do Programa Estadual de Imunização (PNI-PE) para separação dos montantes que cabem a cada cidade pernambucana, e que serão enviados às 12 Gerências Regionais de Saúde (Geres) na manhã desta quinta-feira (01.07), onde ficarão à disposição dos municípios para retirada.

>> Covid-19: Por que estou tendo reações ao tomar vacina da AstraZeneca?

>> Vacinas da Pfizer e AstraZeneca têm eficácia contra variante Delta do coronavírus; veja o risco da cepa

“As doses recebidas hoje vão garantir um avanço na imunização, com o início do esquema vacinal de mais pernambucanos. O último lote que recebemos de vacinas da Astrazeneca, no dia 20 de junho, foi utilizado exclusivamente para aplicação de segundas doses. É importante que os municípios sigam as pautas estabelecidas para finalizar os esquemas vacinais de seus moradores”, enfatizou a superintendente de Imunizações do Estado, Ana Catarina de Melo, reforçando que o processo de vacinação em cada cidade pode ser aberto a novos grupos, desde que o município atinja as metas previstas para os grupos prioritários.

Imunizantes recebidos por Pernambuco

Desde o início da campanha de vacinação contra a Covid-19, Pernambuco recebeu – além das 2.743.420 da Astrazeneca/Fiocruz – mais 2.141.960 unidades da Coronavac/Butantan, 432.900 doses da Pfizer/BioNTech e 62.250 doses da Janssen.