DESORGANIZAÇÃO

Após queixas de reações adversas, vacinas vencidas podem atrapalhar 'reputação' da AstraZeneca, diz especialista

Vacina da AstraZeneca já era alvo de questionamentos devido aos efeitos adversos relatados

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 02/07/2021 às 19:21
Reprodução/Prefeitura de Caruaru
FOTO: Reprodução/Prefeitura de Caruaru

Em entrevista à Rádio Jornal nesta sexta-feira (2), a professora Letícia Sarturi, que é mestre em Imunologia e doutora em biociências e fisiopatologia, lamentou a revelação de que supostamente brasileiros receberam vacinas vencidas da AstraZeneca. Para ela, a situação pode afetar a "reputação" do imunizante, que já vinha sendo questionado devido às reações adversas relatadas por alguns pacientes.

“É complicado porque atrapalha até mesmo a reputação das vacinas, principalmente a AstraZeneca, que tem muita gente se negando a tomar por conta de efeitos adversos, que são efeitos normais das vacinas. Já temos, como falamos, os 'sommeliers de vacinas', que são aqueles que querem escolher qual vão tomar. Isso atrapalha as pessoas a aceitarem o imunizante da AstraZeneca com medo de estar fora do prazo", comentou.

>> Covid-19: Fiocruz diz que entregou vacinas da AstraZeneca no prazo de validade e lotes foram importados

Letícia Sarturi também se preocupa com o impacto na logística do plano de imunização. "Agora vamos ter que parar e despender um gasto de energia com essa checagem para ver se realmente essas doses foram aplicadas fora do prazo ou se foi apenas um erro de sistema ou erro humano na disponibilização dos dados da aplicação das doses”, lamentou a pesquisadora.

>> Saiba como identificar se vacina da AstraZeneca que você tomou estava vencida

>> Vacina vencida da AstraZeneca: Veja o que dizem os municípios de Pernambuco

Tomei a vacina vencida. E agora?

Ela orienta que quem recebeu a vacina da AstraZeneca confira o lote e as datas de validade e em que a aplicação ocorreu. "Eu recomendo que cada um que tomou as suas vacinas olhe em sua carteirinha, verifique a data, o lote e a data de validade do lote. Caso você tenha sido vacinado após o prazo de validade é melhor procurar uma unidade de saúde para que você possa ser orientado sobre o que fazer. O que você vai fazer, provavelmente, é ser revacinado porque a gente não tem como garantir que essas doses estejam viáveis, a não ser que a Anvisa teste uma amostra de cada um desses lotes para ver se continua viável, mesmo após o prazo de validade”, detalhou a especialista.