IMUNIZAÇÃO

Saiba como identificar se vacina da AstraZeneca que você tomou estava vencida

Dados do Ministério da Saúde revelam que milhares de vacinas vencidas contra a covid-19 foram aplicadas no Brasil

Atualizada às 17h32
Atualizada às 17h32
Publicado em 02/07/2021 às 15:05
Bruno Campos/JC Imagem
FOTO: Bruno Campos/JC Imagem

O alívio de ter sido vacinado contra a covid-19 pode se transformar em dor de cabeça para milhares de brasileiros. O motivo é que, segundo os próprios dados do Ministério da Saúde, pelo menos 26 mil doses vencidas da AstraZeneca foram aplicadas em todo o país, incluindo Pernambuco.

A informação foi revelada pela Folha de São Paulo. Segundo o jornal, até o dia 19 de junho, 1.532 municípios brasileiros haviam aplicado vacinas vencidas. Além dos imunizantes já aplicados, outras 114 mil doses da vacina AstraZeneca que foram distribuídas a estados e municípios dentro do prazo de validade já expiraram. Não há informações sobre o destino dessas vacinas, se estão sendo usadas ou se foram descartadas.

De acordo com a Folha, o Ministério da Saúde informou, por nota, que "as doses entregues para as centrais estaduais devem ser imediatamente enviadas aos municípios pelas gestões estaduais. Cabe aos gestores locais do SUS o armazenamento correto, acompanhamento da validade dos frascos e aplicação das doses, seguindo à risca as orientações do Ministério". A pasta disse que "acompanha rigorosamente todos os prazos de validade das vacinas Covid-19 recebidas e distribuídas".

>> Veja quais cidades de Pernambuco receberam lotes da vacina vencida da AstraZeneca

>> Pernambuco recebe mais 113.250 doses da vacina Astrazeneca/Fiocruz

>> É seguro tomar vacina da AstraZeneca? Por que jovens têm mais reações ao imunizante? Veja o que diz o médico

Resposta da SES-PE

Em nota, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) revelou que está investigando a situação com os municípios, responsáveis pela aplicação das doses, "para verificar se a informação procede ou se foi erro de digitação, e faça a busca ativa das pessoas que efetivamente foram imunizadas com doses fora da validade".

Ainda segundo a SES-PE, "o possível erro vacinal (1.268 doses), que precisa ser prontamente investigado para saber se existiu ou não, representaria 0,02% do total de doses aplicadas" em Pernambuco, que já aplicou mais de 4,2 milhões de doses de vacinas contra a covid-19.

Veja a nota completa da SES-PE:

"A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) informa que já entrou em contato com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems-PE) para acionar os municípios que tiveram registro no sistema de aplicação de doses vencidas para que o gestor municipal, responsável pela aplicação das doses na população, avalie os casos, para verificar se a informação procede ou se foi erro de digitação, e faça a busca ativa das pessoas que efetivamente foram imunizadas com doses fora da validade. Destaca-se que, até o momento, Pernambuco aplicou mais de 4,2 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19. O possível erro vacinal (1.268 doses), que precisa ser prontamente investigado para saber se existiu ou não, representaria 0,02% do total de doses aplicadas.

Em caso de administração de vacina vencida, a orientação do Ministério da Saúde (MS) é fazer a notificação do caso no e-SUS Notifica e acompanhar o munícipe. Essa dose não deverá ser considerada válida, sendo recomendada a revacinação do indivíduo com um intervalo de 28 dias após dose anteriormente administrada.

Frisa-se que, em cada entrega de vacina, são repassadas as notas fiscais onde constam as informações sobre o lote e data de vencimento. O Programa Estadual de Imunização (PNI-PE) reforça constantemente com as cidades a importância de manter o monitoramento dos estoques, para evitar situações como essa, além de manter diálogo e reuniões periódicas para reforçar as ações de segurança e qualificação para o processo de imunização.

É preciso destacar, ainda, que o Estado de Pernambuco montou uma operação logística para que as vacinas contra a Covid-19 pudessem chegar rapidamente aos municípios, já que a imunização fica a cargo dos gestores municipais. Desde o início da campanha, em 18 de janeiro, o Estado tem entregue as vacinas em até 24 horas após a chegada no Programa Estadual de Imunização.

Por fim, a SES-PE ratifica a importância dos gestores municipais ficarem atentos às orientações e aos documentos técnicos relacionados à campanha e que está à disposição das cidades para prestar o devido assessoramento técnico".

Quais lotes venceram?

A vacina da AstraZeneca, a vacina mais usada no Brasil, responde por 57% das doses já aplicadas. Os imunizantes com o prazo de validade expirado fazem parte de de oito lotes importados ou adquiridos por consórcio. Um dos lotes venceu no dia 29 de março.

Veja os lotes da vacina da AstraZeneca que venceram:

  • 4120Z001 expirou em 29 de março
  • 4120Z004 expirou em 13 de abril
  • 4120Z005 expirou em 14 de abril - (70% das doses aplicadas depois da validade é desse lote)
  • CTMAV501 expirou em 30 de abril
  • CTMAV505 expirou em 31 de maio
  • CTMAV506 expirou em 31 de maio
  • CTMAV520 expirou em 31 de maio
  • 4120Z025 expirou em 04 de junho