PANDEMIA

Pernambuco registra mais 354 casos de covid-19 e confirma 46 óbitos

Total de casos confirmados em Pernambuco desde o início da pandemia da covid-19 se aproxima de 580 mil

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 20/07/2021 às 14:13
 Miva Filho/ SES
FOTO: Miva Filho/ SES

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) registrou, nesta terça-feira (20), 354 casos da covid-19. Entre os confirmados hoje, 100 (28%) são casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e 254 (72%) são leves. Agora, Pernambuco totaliza 579.779 casos confirmados da doença, sendo 51.257 graves e 528.522 leves.

Também foram confirmados 46 óbitos pela SES-PE, ocorridos entre 29/09/2020 e 19/07/2021. Com isso, o Estado totaliza 18.388 mortes pela covid-19.

Avanço da imunização

Pernambuco prevê receber mais cerca de 395 mil doses de vacinas contra a covid-19. A informação foi anunciada pelo governador Paulo Câmara, nesta segunda-feira (19). Segundo o Ministério da Saúde, a previsão é que Pernambuco receba os novos lotes nos próximos dias.

No total, serão 257 mil doses de imunizantes da AstraZeneca/Oxford/Fiocruz, 52 mil doses da Pfizer/BioNTech e 85 mil doses da CoronaVac/Butantan.

Com as novas remessas, Pernambuco vai dar ainda mais celeridade ao processo de imunização, iniciando o esquema vacinal de novos públicos. “É uma importante notícia sobre a vacinação, porque será possível avançar nas faixas etárias e ampliar os grupos a serem imunizados com a primeira dose em todos os municípios pernambucanos”, comemorou Paulo Câmara.

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.
  • Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
  • Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (mascára cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).
  • Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95