Pandemia do novo coronavírus

Teste de covid-19 no Recife: veja onde fazer e se é necessário agendar exame

No Grande Recife, há opções gratuitas para realização do teste de covid-19

Gabriel dos Santos Araujo Dias
Gabriel dos Santos Araujo Dias
Publicado em 20/07/2021 às 8:25
 Fábio Costa/ JC Imagem
FOTO: Fábio Costa/ JC Imagem

Moradores do Grande Recife podem fazer o teste de covid-19 gratuitamente em alguns pontos montados pelo governo estadual e pela prefeitura da capital. Veja as opções para fazer teste de covid-19 no Recife:

Testagem de covid-19 sem agendamento

A Secretaria de Saúde de Pernambuco (SES) realiza o teste de covid-19 em alguns pontos sem necessidade de agendamento prévio. No Centro de Convenções de Pernambuco, na cidade de Olinda, e no Estádio Geraldão, na Imbiribeira, a SES faz as testagens sem agendamento. Nesses dois locais, os exames começam às 8h, de domingo a domingo. Por dia, em cada um desses dois locais, são disponibilizados 500 testes.

Testagem de covid-19 com agendamento

A população também pode realizar o teste com horário marcado e de forma gratuita. No caso da Secretaria Estadual de Saúde, o agendamento pode ser feito no site www.atendeemcasa.pe.gov.br. Ao agendar o exame, o interessado pode optar por fazer a coleta no Centro de Formação dos Servidores e Empregados Públicos de Pernambuco (Cefospe), no bairro da Boa Vista, ou na Secretaria de Educação, localizada na Avenida Afondo Olindense, na Várzea, Zona Oeste do Recife.

"Para a população que realizou a testagem nos centros sob gestão estadual, o resultado pode ser acessado no meuexame.saude.pe.gov.br. Para verificar o andamento da amostra, o usuário precisará preencher, obrigatoriamente, alguns dados pessoais (nome completo, número de CPF e data de nascimento), a data da coleta e o número da requisição do exame, usado para cadastramento do serviço no Sistema Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL) - a informação é repassada pela equipe que faz a testagem", diz nota da SES.

"Além disso, foi montada uma central de atendimento para envio dos resultados dos centros de testagem estaduais por e-mail ou telefone. A população pode entrar em contato com a central, também a partir do sétimo dia após o exame, pelo (81) 3184.0008 ou 3184.0012, de segunda a sexta, das 8h às 17h, evitando deslocamento até os centros de testagem", acrescentou a SES.

Testagem pela Prefeitura do Recife

A Prefeitura do Recife também realiza testes contra covid-19 nos moradores da cidade. O agendamento deve ser feito no site testecovid19.recife.pe.gov.br. Segundo a gestão municipal, devem fazer o teste:

  • Pessoas com suspeita da COVID - 19 que apresentam ou apresentaram pelo menos dois (2) dos seguintes sinais e sintomas: febre (mesmo que referida), calafrios, dor de garganta, dor de cabeça, tosse, coriza, alteração no paladar ou olfato;
  • Contatos domiciliares dos casos confirmados da COVID-19;
  • Todas as gestantes no pré-natal (A partir da 37º semana de gestação);

E também estabelecimentos de Ensino:

  • Estudantes, trabalhadores da educação e colaboradores sintomáticos;
  • Contatos próximos dos casos sintomáticos, quais sejam: as pessoas do convívio domiciliar, os colegas de sala e os funcionários com quem compartilharam espaços comuns sem etiqueta respiratória, sem máscara e com menos de 1,5m de distância.