TURISMO ESPACIAL

Quem viajou com Jeff Bezos para o espaço? Veja como foi a viagem espacial do homem mais rico do mundo

Jeff Bezos, de 57 anos, é o fundador da empresa de comércio eletrônico Amazon

Com informações da Agência Brasil
Com informações da Agência Brasil
Publicado em 20/07/2021 às 15:36
Divulgação/ Blue Origin
FOTO: Divulgação/ Blue Origin

Jeff Bezos, o homem mais rico do mundo e fundador da empresa de comércio eletrônico Amazon, decolou rumo ao espaço, nesta terça-feira (20). Bezos e outros três tripulantes voaram sobre o deserto do Texas a bordo do foguete New Shepard, empreendimento espacial de empresa do bilionário Blue Origin.

O voo é um marco no turismo espacial comercial privado e é parte de uma batalha competitiva entre a empresa Blue Origin, de Bezos, e a Virgin Galactic, do também bilionário Branson, para explorar um mercado de turismo espacial potencialmente lucrativo que o banco suíço UBS estima que valerá US$ 3 bilhões anualmente em uma década.

A viagem

O voo do bilionário norte-americano Jeff Bezos, de 57 anos, durou cerca de 10 minutos e 20 segundos. Depois que a cápsula se separou do impulsionador, a tripulação deve ter se desafivelado por alguns minutos sem gravidade. Em seguida, a cápsula retornou à Terra com paraquedas, usando um sistema retro-thrust de última geração que expeliu uma "almofada de ar" para um pouso suave no deserto do Texas.

Os especialistas dizem que esse foi o primeiro voo espacial sem pilotos do mundo, composto apenas por civis.

O voo coincide com a data em que os norte-americanos Neil Armstrong e Edwin "Buzz" Aldrin se tornaram os primeiros humanos a andar sobre a Lua, em 20 de julho de 1969. New Shepard leva o nome de Alan Shepard, que em 1961 se tornou o primeiro norte-americano no espaço.

O lançamento foi testemunhado por membros da família Bezos e funcionários da Blue Origin, alguns espectadores se reuniram ao longo da rodovia antes do amanhecer e aplaudiram o voo.

Quem viajou com o bilionário?

Jeff Bezos e seu irmão Mark Bezos, se juntaram a outros dois tripulantes. A aviadora pioneira Wally Funk, de 82 anos, e o recém-formado no ensino médio Oliver Daemen, de 18 anos, que juntos se tornaram, respectivamente, a pessoa mais velha e a mais jovem a chegar ao espaço.

Veja o vídeo dos tripulantes no espaço: