A Eternit, empresa especializada em telhados, deu início à comercialização da primeira telha solar de concreto do Brasil. A Tégula Solar permite a transformação da luz solar em energia elétrica. O produto ainda não está sendo vendido para o público em geral, mas a procura é grande.
>> Vai ter apagão em 2021? Quais foram os maiores blecautes do Brasil?
>> Como evitar apagão no Brasil?
Tire algumas dúvidas abaixo:
Qual a potência da telha solar? Quanto vou produzir por telha ou por m²?
A potência de cada telha é 9,16 Wp. Este modelo de telhado utiliza 7,5 telhas/m². A produção média mensal de cada telha é 1,15 kWh/mês.
A telha tem boa performance com inclinação baixa do sol, dias nublados, luz inclinada, luz refletiva e luz indireta. Na Intersolar, foi demonstrado um sistema com 36 telhas e microinversor de 600 W. Tem potência de 330 Wp e gera, em média, 41,4 kWh/mês.
Quantas telhas preciso instalar no telhado?
O número de telhas fotovoltaicas vai depender da quantidade de energia que se deseja produzir, da localização do imóvel, inclinação e orientação com relação ao sol etc. Os parâmetros para projeto e cálculo estarão no site da Tégula.
Um projeto típico terá uma parte do telhado com telhas fotovoltaicas e outra parte com telhas comuns, complementadas com acabamentos como cumeeiras, laterais e espigão, todos do mesmo modelo, com mesmo material e encaixes perfeitos, garantindo a melhor estética do telhado.
Uma residência pequena pode ter algo como 100 a 150 telhas fotovoltaicas. Casas de médio e alto padrão, algo como 300 a 600 telhas fotovoltaica ou mais. O restante do telhado é feito com telhas comuns.
Como é feita a instalação?
A instalação das telhas é muito semelhante à instalação de um telhado comum, e, portanto, não requer mão de obra
especializada. A conexão elétrica entre as telhas é feita com chicotes pré-montados que utilizam conectores macho e fêmea de fácil conexão.
O tamanho (365 x 475 mm) e o peso das telhas (5,2 kg/peça) facilitam o transporte até o telhado a ser instalado. Toda instalação deve seguir as normas de segurança e a legislação vigente, efetuadas sob a supervisão de um responsável técnico.
Qual a durabilidade?
A telha de concreto comum, não fotovoltaica, dura mais de 40 anos. Para a geração de energia, utilizamos tecnologia de silício monocristalino, que tem durabilidade acima de 20 anos. A vida útil e as condições de garantia da telha fotovoltaica serão divulgadas quando o produto estiver disponível comercialmente.
Posso andar sobre o telhado?
A telha de concreto sobre a qual a telha fotovoltaica foi desenvolvida é a mais resistente do mercado. As células
fotovoltaicas são protegidas com material de alta resistência, adequado ao clima brasileiro, incluindo o granizo. A telha
fotovoltaica de concreto permite caminhar sobre o telhado, facilitando instalação, limpeza e acesso ao mesmo. Como
a base de concreto é altamente resistente, reduz o risco de microfissuras, trincas e quebras.
Qual a segurança quanto a vazamentos e infiltrações?
A telha fotovoltaica foi desenvolvida sobre a telha de concreto, que já tem muitos anos de uso e aprimoramentos, com excelente desempenho nas condições climáticas do Brasil.