política

Henrique Meirelles culpa governo de Jair Bolsonaro por alto preço dos alimentos, combustível e conta de luz

Atualmente, Henrique Meirelles é secretário da Fazenda do Estado de São Paulo, durante o governo de João Dória

Robert Sarmento
Robert Sarmento
Publicado em 03/09/2021 às 10:06
Agência Brasil
FOTO: Agência Brasil

O ex-ministro da Fazenda durante o governo de Michel Temer e atual secretário de Fazenda de São Paulo, Henrique Meirelles (PSD), concedeu entrevista ao Passando a Limpo, da Radio Jornal, nesta sexta-feira (03). Em conversa com os jornalistas Wagner Gomes, Maria Luiza Borges e Romoaldo de Souza, ele falou da retomada econômica durante a pandemia da covid-19, avaliou as estratégias atuais do Governo Federal para o setor da economia e também revelou a visão dele sobre o momento da política nacional, com a crescente divisão entre apoiadores da esquerda e direita.

> Vice de Lula? Henrique Meirelles fala sobre a possibilidade para as eleições de 2022

''A inflação é um problema grande e desnecessário. O que acontece é que o Brasil deveria estar em uma situação muito melhor. Devido a toda confusão, com o Governo Federal dizendo que vai parcelar as obrigações que tem, tudo isso gera uma preocupação muito grande. Algo que não deveria estar acontecendo. O aumento do preço dos alimentos, por exemplo, é por causa de todo esse tumulto, não só na área fiscal, mas no institucional (Supremo, Congresso e Governo)'', comentou o ex-ministro da Fazenda.

Preços mais caros

Vale lembrar que o político também foi candidato da situação à presidência da República na eleições de 2018. Através do Twitter, Henrique Meirelles costuma emitir opiniões sobre a situação econômica do Brasil. Recentemente, ele comentou sobre os dados financeiros do país do primeiro semestre de 2021, além da crise hídrica nacional que reflete na maneira de consumo dos brasileiros, como o aumento da conta de luz e a necessidade de economizar água.

> Aumento da gasolina: saiba como economizar combustível e abastecer o veículo com segurança

> Colapso na energia elétrica no Brasil? ''É possível que haja algum apagão'', diz vice-presidente do Brasil

''O mundo inteiro começa a crescer, e o preço dos produtos vendidos pelo Brasil sobe em dólares. Normalmente, isso leva uma queda do dólar em relação ao real. Isso equilibra. Dessa vez, o dólar não cai. Isso faz com que subam os preços, como também o da gasolina. Um problema desnecessário, mas criado pelo Governo Federal', afirmou Henrique Meirelles em entrevista ao Passando a Limpo da Rádio Jornal.