Natureza

Capaz de provocar tsunami no Brasil, vulcão no oceano Atlântico entra em alerta amarelo para risco de erupção

Vulcão fica localizado na costa do continente africano

Gabriel dos Santos Araujo Dias
Gabriel dos Santos Araujo Dias
Publicado em 16/09/2021 às 10:22
Reprodução
FOTO: Reprodução

Autoridades da Espanha emitiram sinal amarelo para o alto risco de erupção de um vulcão localizado em uma ilha da costa africana. Há grande preocupação de especialistas no assunto. De acordo com essas fontes, a erupção deste vulcão pode provocar grandes desastres, como um tsunami com força para atingir o Nordeste brasileiro. Clique aqui e veja se há mesmo risco de tsunami atingir o Brasil.

Vulcão

Vulcão na Espnha
Vulcão na Espnha
Reprodução

O vulcão se chama Cumbre Vieja fica localizado na ilha de La Palma na costa da região norte do continente africano, bem próximo ao Marrocos.

 

De acordo com o UOL, o vulcão estava adormecido há décadas, mas começou a apresentar sinais de atividades nos últimos dias.

>> Brasil tem tecnologia para identificar tsunami? Daria tempo de pessoas buscarem abrigo? Veja o que diz especialista

"Ele não estava dando sinais de erupção, mas agora ele chegou a um segundo nível. São quatro níveis de alerta. Ele pode vir a ter uma erupção, mas não significa que essa erupção vai gerar um tsunami, mas é uma possibilidade, mesmo que mínima", disse ao UOL, o pesquisador do Instituto de Ciências do Mar da UFC (Universidade Federal do Ceará), Carlos Teixeira.

Autoridades alertam para vulcão que pode gerar tsunami no Brasil
Autoridades alertam para vulcão que pode gerar tsunami no Brasil
Reprodução/Google

"Existem diversos estudos já publicados sobre essa possibilidade de tsunami. É uma hipótese real, e ela aconteceria caso houvesse uma erupção explosiva", explicou Carlos Teixeira.

Apesar disso, o especialista afirma que não há motivos para pânico no momento. "Se essa possibilidade de erupção ocorrer, não significa que vai ser explosiva; se for, não quer dizer que vai chegar aqui com ondas de oito, dez metros; pode chegar aqui bem menor", garantiu.

Movimentos sísmicos

Segundo o site Metsul, a região onde o vulcão está localizado vem sofrendo com movimentos sísmicos desde o último sábado. "Nos últimos dias, além de aumentar o volume de movimentos sísmicos, sua intensidade aumentou com abalos que tiveram magnitude superior a 3. A profundidade dos epicentros também diminuiu, em média, de 30 para 12 quilômetros. Só ontem foram mais de 100 tremores e um teve profundidade de apenas 4 quilômetros", explica.