VIRAL

Em quanto tempo tsunami atingiria o Brasil após erupção explosiva do vulcão Cumbre Vieja?

Vulcão no oceano Atlântico entrou em alerta amarelo para risco de erupção; fenômeno poderia gerar tsunami capaz de atingir o Brasil

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 18/09/2021 às 12:41
Arnaldo Carvalho/ JC Imagem
FOTO: Arnaldo Carvalho/ JC Imagem

Vulcão entra em erupção neste domingo: veja últimas notícias clicando aqui.

Desde que o governo das Ilhas Canárias alterou para amarelo o nível de alerta para a atividade do vulcão Cumbre Vieja, na ilha de La Palma, o assunto ficou entre os mais comentados no Brasil. O motivo é que especialistas alertarem que uma erupção explosiva no vulcão poderia provocar um tsunami que atingiria a costa, em especial, a região Nordeste. No entanto, apesar do falatório, o fenômeno tem baixo risco de ocorrer.

O nível amarelo de um vulcão é o segundo em uma escala de quatro e aponta para uma possibilidade ainda pequena de erupção.

>> 'Sem motivo para pânico': O que se sabe sobre possibilidade de tsunami no Nordeste do Brasil causado por vulcão Cumbre nas Ilhas Canárias?

O vulcão Cumbre Vieja

Em 2001, segundo o portal UOL, dois dos maiores pesquisados do mundo publicaram um artigo científico em que indicavam a hipótese de que o vulcão poderia causar um tsunami que atingiria o Brasil.

Steven Ward, do Instituto de Geofísica da University of Califórnia (EUA), e Simon Day, do Departamento de Ciências Geológicas da University College, de Londres (Inglaterra), mapearam vários pontos, como a atividade sísmica, o histórico de erupções e as correntes marítimas.

>> Capaz de provocar tsunami no Brasil, vulcão no oceano Atlântico entra em alerta amarelo para risco de erupção

De acordo com os pesquisadores, as últimas erupções do Cumbre Vieja ocorreram em 1949 e 1971, mas sem causar problemas relacionados a tsunamis.

Mas nas últimas semanas a atividade sísmica na região voltou a se intensificar, o que elevou o nível de risco de erupção.

 

Afinal, quanto tempo o tsunami levaria para atingir o Brasil?

Segundo a análise divulgada pelo UOL, na simulação que fizeram de erupção explosiva, a área de impacto, com 250 km de diâmetro, seria capaz de produzir tsunamis em diversas direções e "várias ondas de centenas de metros de altura atingiram as costas das três ilhas mais a oeste da cadeia das Canárias."

>> O que é um tsunami e como ele ocorre? Quais os riscos de atingir estados como a Bahia e outros do Brasil?

As Ilhas Canárias, por exemplo, seriam atingidas por ondas de 50 a 100 metros de altura de 15 a 60 minutos

Já o Brasil, segundo os especialistas, as tsunamis chegariam em até nove horas, essas ondas chegariam ao Brasil.