Igreja Católica

Dia de São Pio de Pietrelcina: veja história, frases e oração para o Santo

São Pio de Pietrelcina foi seguidor fiel de São Francisco de Assis e, segundo a Igreja, sofreu por 50 anos com dores sentidas por Jesus na hora da morte

Gabriel dos Santos Araujo Dias
Gabriel dos Santos Araujo Dias
Publicado em 23/09/2021 às 9:08
Reprodução
FOTO: Reprodução

Nesta quinta-feira (23), a Igreja Católica celebra o dia de São Pio de Pietrelcina. Conhecido por ter sido seguidor fiel dos ensinamentos de São Francisco de Assis, nasceu em 25 de maio de 1887, em Pietrelcina, na Itália, e recebeu como nome de batismo "Francesco Forgione". Ao longo da vida, sempre teve muito carinho pelo próprio anjo da guarda, e recebeu os estigmas de Jesus Cristo, segundo a Igreja.

"Com quinze anos de idade entrou no Noviciado da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos, em Morcone, adotando o nome de “Frei Pio”; e foi ordenado sacerdote em 10 de agosto de 1910 na Arquidiocese de Benevento. Após a ordenação, Padre Pio precisou ficar com sua família até 1916, por motivos de saúde e, em setembro desse mesmo ano, foi enviado para o convento de São Giovanni Rotondo, onde permaneceu até o dia de sua morte", conta nota publicada pelo site da Canção Nova.

"Torturado, tentado e testado muitas vezes pelo maligno, esse grande santo sabia muito da sua astúcia no afã de desviar os filhos de Deus do caminho da fé. Percebendo que não somente deveria aliviar o sofrimento espiritual, recebeu de Deus a inspiração de construir um grande hospital, conhecido como “Casa Alívio do Sofrimento”, que se tornou uma referência em toda a Europa. A fundação desse hospital se deu a 5 de maio de 1956", detalha a Canção Nova.

Estigmas

São Pio, acredita a Igreja, recebeu os mesmos estigmas de Jesus Cristo. "No dia 20 de setembro de 1910, o capuchinho Frei Pio de Pietrelcina recebeu os estigmas invisíveis. Em 1918, as chagas ficaram visíveis e duraram nada menos que cinquenta anos, até 23 de setembro de 1968", conta o site dos Capuchinhos do Rio Grande do Sul.

Pio foi beatificado em 2 de maio de 1999 e canonizado em junho de 2002 pelo Papa João Paulo II. “Ficarei na porta do Paraíso até o último dos meus filhos entrar!”, dizia Pio.

Oração a São Pio de Pietrelcina

"Ó Deus, que em São Pio de Pietrelcina, sacerdote capuchinho, tens doado insigne privilégio de participar, de modo admirável, da Paixão de teu Filho, concede-me por sua intercessão a graça (dizer a graça) que ardentemente desejo e, sobretudo, dá-me mergulhar na morte de Jesus para alcançar também a glória da ressurreição. (Rezar três Glórias ao Pai)".

Frases de São Pio

"A oração é a melhor arma que possuímos, a chave que abre o coração de Deus."

"Ore, espere e não se preocupe. A preocupação é inútil. Nosso Senhor misericordioso escutará a sua oração."

"Você deve falar a Jesus também com o coração, além dos lábios; na verdade, em certos casos, deve falar com Ele apenas com o coração."

"Não se preocupe com as coisas que causam preocupação, desordem e ansiedade. Apenas uma coisa é necessária: Elevar seu espírito e amar a Deus."

"Deve lembrar que tem no céu não apenas um pai, mas também uma mãe. Portanto, vamos recorrer a Maria. Ela é toda doçura, misericórdia, bondade e amor para nós porque é nossa mãe."