Celebração

Dia de Cosme e Damião: veja oração, história e entenda celebração dos santos

Cosme e Damião são santos com devoções bem antigas, em diversas religiões

Com informações do UOL
Com informações do UOL
Publicado em 26/09/2021 às 18:08
Reprodução / Fala Universidades
FOTO: Reprodução / Fala Universidades

Os santos Cosme e Damião são muito populares, no Brasil e no mundo. Sua data de celebração oficial é neste domingo (26), apesar de, comumente, eles serem celebrados no dia 27 de setembro. O motivo é uma confusão com as datas, que não para por aí.

Na igreja ortodoxa grega, a data é 1º de julho; para os ortodoxos, o dia dos santos é 1º de novembro. Em 17 de outubro, também há uma celebração. Nas religiões afro-brasileiras, a data é 27 de setembro.

>>> Veja mensagens para enviar para amigos, familiares e clientes neste dia de São Cosme e Damião.

>> Dia de Cosme e Damião: por que são distribuídos doces no dia dos padroeiros dos médicos? Eles existiram mesmo? A data de celebração está errada?

>> Santos das crianças, Cosme e Damião se comemora distribuindo balas, doces, chocolates e goma de mascar

Oração

Seja qual for o dia, o importante é celebrar esses santos, tão antigos e conhecidos. Confira, abaixo, uma oração a São Cosme e São Damião:

"São Cosme e Damião, que por amor a Deus e ao próximo vos dedicastes à cura do corpo e da alma de vossos semelhantes, abençoai os médicos e farmacêuticos, medicai o meu corpo na doença e fortalecei a minha alma contra a superstição e todas as práticas do mal.

Que vossa inocência e simplicidade acompanhem e protejam todas as nossas crianças.

Que a alegria da consciência tranquila, que sempre vos acompanhou, repouse também em meu coração.

Que a vossa proteção, Cosme e Damião, conserve meu coração simples e sincero, para que sirvam também para mim as palavras de Jesus: 'Deixai vir a mim os pequeninos, porque deles é o Reino dos céus'. São Cosme e Damião, rogai por nós".

>> Por que dar doces no dia de São Cosme e Damião? Entenda a verdadeira história dos santos

Irmãos gêmeos, médicos, avessos a qualquer tipo de pagamento, Cosme e Damião são santos com devoções bem antigas
Irmãos gêmeos, médicos, avessos a qualquer tipo de pagamento, Cosme e Damião são santos com devoções bem antigas
Divulgação

História

Cosme e Damião são santos dos primórdios da igreja cristã. Assim como outros santos com devoções antigas, como São Jorge, os registros sobre datas de nascimento e morte são escassos.

"Isso é uma coisa que ocorre com muitos santos da antiguidade, em que não sabemos ao certo as datas de nascimento e morte. Mas, no caso deles, há uma grande probabilidade de que tenham existido, pois as relíquias estão em uma igreja em Roma. É uma devoção muito antiga", afirma o frei Luiz Antônio Pinheiro, professor da PUC (Pontifícia Universidade Católica) de Minas Gerais, ao portal Uol.

O que se sabe é que Cosme e Damião teriam sido irmãos gêmeos, que nasceram na região da Ásia Menor, que corresponde à atual cidade de Egeia, na Síria, por volta do século 3º. Ambos seriam médicos e teriam exercido a profissão de forma voluntária, não aceitando pagamento.

Eles seriam cristãos, em uma época em que o Império Romano ainda não aceitava o cristianismo. Por isso, foram perseguidos e mortos a mando do imperador Diocleciano, por volta do início do século 4º. O martírio, além da vida exemplar, foi o que os tornou santos.

"Foram pessoas muito fiéis a Jesus Cristo e, diz a tradição, que não sofreram nenhum ferimento por água, fogo, ar e nem mesmo a cruz. Eles, então, foram decapitados por uma espada. Morreram juntos e foram enterrados juntos", diz o padre e professor da PUC Minas, Junior Vasconcelos do Amaral.

Desde então, a dupla passou a ser venerada. Os irmãos foram reconhecidos como santos a partir do século 6º.

Por terem sido médicos, São Cosme e São Damião são considerados padroeiros dos cirurgiões, médicos, farmacêuticos e também das crianças, dos barbeiros e dos cabeleireiros.