Igreja Católica

São Venceslau: No dia do príncipe santo, confira história e oração pedindo proteção para a vida

São Venceslau nasceu em 907, na Europa, e foi morto pela própria família

Gabriel dos Santos Araujo Dias
Gabriel dos Santos Araujo Dias
Publicado em 28/09/2021 às 7:05
Reprodução
FOTO: Reprodução

Na antiga Europa Central, vivia um rei muito bondoso que, ao morrer, deixou o trono para seu filho Venceslau. Essa decisão causou a ira da própria esposa, Draomira, uma mulher pagã que perseguia um dos principais fundamentos de Venceslau: o Cristianismo. Com muita atenção aos pobres, o novo rei recebeu apoio do povo, o que era considerado inaceitável pela própria mãe que, em 935, tramou a morte do próprio filho, executado por um irmão.

Venceslau foi educado pela avó Ludmilla, uma mulher muito religiosa e que ensinou princípios de bondade ao neto. Pouco após a morte do esposo, sem aceitar que a coroa repousasse sobre a cabeça de Venceslau, Draomira deu um golpe e tomou o poder. No período, perseguiu cristãos, mas foi deposta após perder apoio popular.

Morte

Seguindo com muito ódio do próprio filho, em 935, Draomira convocou outro filho, Boleslau, para matar Venceslau. A execução foi realizada no altar de uma capela, chocando a população da região. Apesar disso, a própria Draomira morreu pouco depois, vítima de uma morte trágica. Boleslau, por sua vez, foi preso por ordem do imperador Oton I. A Igreja inscreveu o nome de Venceslau no calendário cristão por volta do século XVIII.

Oração a São Venceslau

"Ó Deus, Pai de bondade, Pai de misericórdia, eu Te louvo, eu Te bendigo, eu Te adoro. A exemplo de São Venceslau, quero encontrar no Evangelho inspiração constante para minha vida. Quero viver as bem-aventuranças e cumprir com alegria o mandamento do amor. Amém."