PANDEMIA

Governo vai realizar testagem rápida e gratuita para a covid-19 em jogos do Náutico e Sport

Partidas de Náutico e Sport pelo Campeonato Brasileiro terão presença de vans do Programa Testa-PE para testagem para a covid-19 do público

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 05/10/2021 às 16:44
Miva Filho/SES-PE
FOTO: Miva Filho/SES-PE

O programa TestaPE realiza testagem da covid-19 em estádios de futebol. Nesta terça-feira (05), o público que for assistir ao jogo entre Náutico x Goiás, pela série B do Campeonato Brasileiro, nos Aflitos, na Zona Norte do Recife, poderá realizar o exame.

Uma das vans itinerantes do programa estará estacionada nos Aflitos, das 12h30 às 18h30, disponível para torcedores, trabalhadores que vão atuar na partida, assim como transeuntes que passarem pelo local e desejarem realizar o exame.

>> Posto de testagem para a covid-19 é instalado no Aeroporto Internacional do Recife

Sport X Juventude também terá testagem

A van itinerante do TestaPE também estará na Arena de Pernambuco, em São Lourenço da Mata, na Região Metropolitana, nesta quarta-feira (06/10), no mesmo horário, para o jogo do Sport X Juventude, pela série A do Campeonato Brasileiro.

"Garantir o acesso à testagem em eventos de grande circulação de pessoas é essencial para monitorar o cenário epidemiológico da Covid-19 no Estado e acompanhar, com segurança, a reabertura das atividades. Aqueles que tomaram apenas a primeira dose da vacina contra a doença precisam apresentar resultado negativo, seja um RT-PCR (de até 48h) ou um teste rápido de antígeno (de até 24h). O TestaPE segue em consonância com os protocolos sanitários exigidos para a realização dos jogos de futebol em Pernambuco e oferece o teste rápido de antígeno, com a vantagem de um resultado rápido, em até 20 minutos após a sua realização. Ou seja, a pessoa que realizar o teste já sai com o laudo do exame em mãos", explica o secretário estadual de Saúde, André Longo.

Os casos positivos são orientados quanto ao isolamento que deve ser cumprido. Uma parte dos casos positivos também pode passar por coleta de RT-PCR para submeter a amostra, se possível, ao sequenciamento genético.

Postos fixos

O TestaPE já conta com dois postos fixos em pleno funcionamento para testagem da população em locais estratégicos: no Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes - Gilberto Freyre e no Terminal Integrado de Passageiros (TIP). Nos locais, o serviço é oferecido tanto para passageiros como para funcionários dos dispositivos. As estações funcionam diariamente, das 8h às 16h no TIP e das 8h às 17h no Aeroporto.

Ainda é possível fazer o teste rápido de antígeno nos centros de testagem mantidos pelo Governo do Estado no Centro de Convenções, em Olinda, no Geraldão e no Cefospe, no Recife.

Sobre o TestaPE

O TestaPE é programa de testagem em massa da população para detecção da Covid-19 implementado pelo Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE). A iniciativa visa testar 10% da população do Estado até o primeiro trimestre de 2021, reforçando a vigilância do novo coronavírus no território para rastrear e isolar casos ativos da doença. Foram investidos R$ 7,6 milhões na compra de 1.090.713 testes de antígeno para ampliação da oferta de exames em locais estratégicos nos municípios, além das iniciativas estaduais.

Os municípios devem organizar sua logística para testar a população a partir de três eixos: na porta de entrada da rede de saúde (unidades básicas de saúde, policlínicas e as Unidades de Pronto Atendimento); nos locais com grande circulação de pessoas, como os terminais integrados de ônibus e estações de metrô; e nos serviços do setor público e privado, através de parcerias com instituições do terceiro setor.