oração

Conheça história de Nossa Senhora do Rosário e aprenda o passo a passo da Oração do Rosário

Aprenda uma oração forte e poderosa para interceder por graças na sua vida

Imagem do autor
Cadastrado por

Rádio Jornal

Publicado em 07/10/2021 às 7:03 | Atualizado em 08/09/2023 às 9:41
X

Foi a própria mãe de Deus quem pediu que a oração do Rosário fosse difundida para a obtenção de graças abundantes. Em 1208, a Virgem Maria apareceu a São Domingos de Gusmão para ensinar-lhe a rezar o Rosário e pediu que ele difundisse a devoção desta arma poderosa para vencer os inimigos da fé.

Foi por causa deste anúncio do santo que as tropas cristãs, antes da Batalha de Lepanto (7 de outubro de 1571), rezaram o Santo Rosário e venceram os turcos otomanos.

Em agradecimento a Nossa Senhora, o papa Pio V instituiu esta data como a Festa de Nossa Senhora das Vitórias. Mais tarde, o Papa Gregório III mudou o nome para Festa de Nossa Senhora do Rosário.

Oração à Nossa Senhora do Rosário

Ao visitar o Santuário de Pompeia, na Itália, em março de 2015, o papa Francisco se deteve em oração durante alguns minutos em frente à imagem de Nossa Senhora do Rosário.

Ele recitou a “Pequena Súplica”, extraída da histórica oração, composta pelo Beato Bartolo Longo, que, em 1875, levou a imagem ao Santuário de Pompeia.

Esta é a oração:

“Virgem do Santo Rosário, Mãe do Redentor, mulher da nossa terra elevada aos céus, humilde serva do Senhor, proclamada Rainha do mundo, do profundo das nossas misérias recorremos a Ti. Com confiança de filhos, contemplamos o teu rosto dulcíssimo.

Coroada por doze estrelas, tu nos conduzes ao mistério do Pai, tu resplandeces de Espírito Santo, tu nos dais o teu Menino divino, Jesus, nossa esperança, única salvação do mundo. Mostrando-nos o teu Rosário, nos convidas a fixar o seu rosto.

Tu nos abres o seu coração, abismo de alegria e de dor, de luz e de glória, mistério do Filho de Deus, que se fez homem por nós. Aos teus pés, nas pegadas dos Santos, sentimo-nos família de Deus.

Mãe e modelo da Igreja, tu és nossa guia e sustento seguro. Tu nos tornas um só coração e uma só alma, povo forte a caminho para a pátria do céu.

Nós te apresentamos as nossas misérias, os tantos caminhos do ódio e do sangue, as antigas e novas pobrezas, sobretudo os nossos pecados. A ti confiamos, Mãe de Misericórdia! Obtém-nos o perdão de Deus! Ajuda-nos a construir um mundo, segundo o teu coração.

Ó Rosário bendito de Maria, doce corrente que nos liga a Deus; corrente de amor, que nos faz irmãos, não te deixaremos jamais.

Nas nossas mãos serás a arma da paz e do perdão, estrela do nosso caminho. O nosso beijo a ti, com o último respiro, nos imergirá em um mar de luz, na visão da amada Mãe e do seu Filho divino, anseio e alegria do nosso coração, com o Pai e o Espírito Santo. Amém”.

Como rezar o Rosário?

O rosário reúne todos os mistérios de Cristo, que são separados pelos dias da semana. Aprenda a rezar o Rosário com este passo a passo:

  1. Faça o sinal da cruz;
  2. Reze o Credo com o crucifixo na mão;
  3. Segure a primeira conta grande e reze um Pai Nosso;
  4. Para cada conta pequena, reze um Ave Maria;
  5. Reze um Glória ao Pai e cite o primeiro mistério;
  6. Faça a oração de Nossa Senhora de Fátima;
  7. Para as próximas 10 contas pequenas, reze 10 Ave Marias e um Glória ao Pai;
  8. Cite o segundo mistério. Depois, retorne aos itens 6 e 7, a cada mistério que rezar;
  9. Após o último mistério, reze um Salve Rainha e a Ladainha de Nossa Senhora;

Reprodução/Paróquia Santa Catarina

Como rezar o Rosário - Reprodução/Paróquia Santa Catarina

Os mistérios de Cristo

Os Mistérios de Cristo são divididos de acordo com os dias da semana, entenda sua organização:

Mistérios gozosos: segunda-feira e sábado

1º mistério - Anunciação do arcanjo São Gabriel a Maria

2º mistério - Visitação de Nossa Senhora a Santa Isabel

3º mistério - Nascimento de Cristo

4º mistério - Apresentação de Jesus no Templo e purificação da Virgem

5º mistério - A perda e o encontro do menino Jesus no Templo

Mistérios dolorosos: terça e sexta-feira

1º mistério - Agonia de Cristo quando suou sangue no horto

2º mistério - Flagelação de Jesus atado à coluna

3º mistério - Coroação de espinhos ao Nosso Senhor

4º mistério - Cristo carregando a Cruz ao Calvário

5º mistério - Crucificação e morte de Nosso Senhor Jesus Cristo

Mistérios gloriosos: quarta-feira e domingo

1º mistério - Ressurreição de Jesus Cristo

2º mistério - Ascensão do Senhor

3º mistério - A vinda do Espírito Santo sobre os apóstolos

4º mistério - Assunção de Nossa Senhora do Céu

5º mistério - Coroação da Virgem como Rainha dos santos e anjos

Mistérios luminosos: quinta-feira

1º mistério - O batismo de Jesus

2º mistério - A autorrevelação de Cristo nas bodas de Caná

3º mistério - O anúncio do Reino de Deus

4º mistério - A transfiguração de Jesus Cristo

5º mistério - A instituição da Eucaristia

Oração de Nossa Senhora de Fátima

"Santíssima Virgem, que nos montes de Fátima vos dignastes revelar aos três pastorinhos os tesouros de graças que podemos alcançar, rezando o santo rosário, ajudai-nos a apreciar sempre mais esta santa oração, a fim de que, meditando os mistérios da nossa redenção, alcancemos as graças que insistentemente vos pedimos (fazer seu pedido).

Ó, meu bom Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno, levai as almas todas para o Céu e socorrei principalmente as que mais precisarem. Nossa Senhora do Rosário de Fátima, rogai por nós."

Ladainha de Nossa Senhora

"Senhor, tende piedade de nós. Jesus Cristo, tende piedade de nós. Senhor, tende piedade de nós. Jesus Cristo, ouvi-nos. Jesus Cristo, atendei-nos. Pai Celeste que sois Deus, tende piedade de nós. Filho Redentor do mundo que sois Deus, tende piedade de nós.

Espírito Santo que sois Deus, tende piedade de nós. Santíssima Trindade que sois um só Deus, tende piedade de nós. Santa Maria, rogai por nós.

Santa Mãe de Deus, Santa Virgem das virgens, Mãe de Jesus Cristo, Mãe da Divina graça, Mãe puríssima, Mãe castíssima, Mãe imaculada, Mãe intemerata, Mãe amável, Mãe admirável, Mãe do bom conselho, Mãe do Criador, Mãe do Salvador, Virgem prudentíssima, Virgem venerável, Virgem louvável, Virgem poderosa, Virgem clemente, Virgem fiel, Espelho de justiça, Sede da sabedoria, Causa da nossa alegria, Vaso espiritual, Vaso digno de honra, Vaso insigne de devoção, Rosa mística, Torre de David, Torre de marfim, Casa de ouro, Arca da aliança, Porta do Céu, Estrela da manhã, Saúde dos enfermos, Refúgio dos pecadores, Consoladora dos aflitos, Auxílio dos cristãos, Rainha dos anjos, Rainha dos patriarcas, Rainha dos profetas, Rainha dos apóstolos, Rainha dos mártires, Rainha dos confessores, Rainha das virgens, Rainha de todos os santos, Rainha concebida sem pecado original, Rainha assunta ao Céu, Rainha do sacratíssimo rosário, Rainha da paz, Cordeiro de Deus que tirais os pecados do mundo, perdoai-nos Senhor.

Cordeiro de Deus que tirais os pecados do mundo, ouvi-nos Senhor. Cordeiro de Deus que tirais os pecados do mundo, tende piedade de nós. Rogai por nós, santa Mãe de Deus para que sejamos dignos das promessas de Cristo."

Tags

Autor