televisão

Como é o final de O Clone? Veja como termina a novela

Novela O Clone aborda temas como clonagem e dependência química

Atualizada em 27.10.21 às 17h23
Atualizada em 27.10.21
às 17h23
Publicado em 18/10/2021 às 14:03
Divulgação/ Gianne Carvalho/ Globo
FOTO: Divulgação/ Gianne Carvalho/ Globo

Muita gente já viu, mas será que todo mundo lembra o final da novela O Clone? A trama de Gloria Perez tinha como temáticas principais a cultura muçulmana, clonagem humana e dependência química. Veja como é o final de alguns personagens.

>> Carla Diaz em O Clone: qual era a idade da atriz na época da novela? O que significa inshalá?

>> O Clone: veja como estão os atores hoje, 20 anos após estreia da novela

>> Relembre bordões famosos de O Clone como 'inshalá' e 'né brinquedo não'

>> Reprise O Clone: veja os atores da novela que já morreram

Luta de Mel contra as drogas

Um dos principais temas abordados em O Clone é a dependência química. Nesse núcleo, três personagens são mostrados no enfrentamento ao problema: Mel (Débora Falabella), Nando (Thiago Fragoso) e Lobato (Osmar Prado). Enquanto os jovens vivem a fase de deslumbramento que caracteriza o começo do vício, Lobato, alcoólatra que também faz uso da cocaína, vive o desespero de quem perdeu emprego e família por causa da dependência. No decorrer da história, Mel e Nando também sofrem as consequências do vício.

Maysa (Daniela Escobar), mãe de Mel, e Clarice (Cissa Guimarães), mãe de Nando, passam a frequentar reuniões dos Narcóticos Anônimos para tentar ajudar os filhos e a si próprias. No final da novela, Mel e Nando aceitam ir às reuniões e abrem uma clínica para dependentes químicos.

Albieri e Léo

A novela O Clone voltou a ser televisionada 20 anos após sua estreia na TV Globo
A novela O Clone voltou a ser televisionada 20 anos após sua estreia na TV Globo
Divulgação/ TV Globo

No final da história, Edna (Nívea Maria) expõe tudo sobre o clone realizado por Albieri (Juca de Oliveira). Com medo das consequências, Albieri foge para o Marrocos e leva Léo (Murilo Benício). Os dois desaparecem nas dunas do deserto do Saara, em cenas gravadas nos Lençóis Maranhenses, no Maranhão.

Leônidas e Yvete

O pai dos de Lucas (Murilo Benício), Leônidas Ferraz (Reginaldo Faria), que sofreu no início da trama com a morte do filho Diogo, realiza o sonho de ser pai novamente com a gravidez de gêmeos de Yvete (Vera Fischer). Além disso, Léo (Murilo Benício), o clone dos filhos de Leônidas, também terá um filho. Deusa (Adriana Lessa) finalmente será agraciada pela maternidade e Leo seguirá na busca do retorno de seu filho.

Jade e Lucas

O casal principal da novela tem um final feliz. Durante a trama, Jade (Giovanna Antonelli) e Lucas (Murilo Benício) se casam com outras pessoas, Said (Dalton Vigh) e Maysa (Daniela Escobar), respectivamente. No decorrer da novela Jade e Lucas voltam a fazer planos e, ao final, ficam juntos nas areias do deserto.

Nazira e Miro

O casal, que passa parte da trama toda em desencontros, Nazira (Eliane Giardini) e Miro (Raul Gazola) acabam a novela em clima de paz e amor. Inspirados pelo casamento entre Nazira ver Ali (Stênio Garcia) e Zoraide (Jandira Martini), Nazira acaba se entendendo com Miro.

Said

Said (Dalton Vigh) termina a novela com duas esposas. Casado com Ranya (Nívea Stelmann) sob os costumes religiosos mulçumanos, ele terminará também com Zuleika (Fabiana Alvarez).

Maysa

Maysa (Daniela Escobar) sai de casa e se torna independente. Ela ganha autonomia e com os sentimentos amadurecidos fica disponível para encontrar um novo amor.

Dona Jura e Tião se entendem

Dona Jura (Solange Couto) e Tião (Antônio Pitanga) em O Clone
Dona Jura (Solange Couto) e Tião (Antônio Pitanga) em O Clone
Reprodução/ Internet

Apesar das intrigas durante a novela, Dona Jura (Solange Couto) e Tião (Antonio Pitanga) terminarão a novela juntos após fazerem as pazes em um pagode, lugar favorito do casal.

Karla e Odete são desmascaradas

Karla (Juliana Paes) e sua mãe, Odete (Mara Manzan), conseguem aplicar um golpe em Tavinho (Victor Fasano), que acaba cedendo e aceita pagar a pensão à jovem. No entanto, o advogado e a família acabam desmascarando as duas.

Ligeiro e Raposo desmascarados

As supostas sessões de cura de Ligeiro (Eri Johnson) e Raposo (Guilherme Karan) têm data e hora certa para terminar. Será Edvaldo (Roberto Bonfim) o responsável por colocar panos quentes e trazer à tona toda a verdade sobre os farsantes, que saem correndo com medo do linchamento em público.