Os usuários do Instagram enfrentam, nesta quarta-feira (20), mais uma instabilidade para usar o aplicativo. Segundo relatos de intenautas, o serviço tem recursos fora do ar tanto nos aplicativos para Android e iPhone (iOS) e a maioria se queixa de dificuldades especialmente na funcionalidade Stories. O problema tem impedido que novas publicações temporárias sejam feitas.
Segundo o site Tecnoblog, a falha no Instagram se intensificou por volta das 12h. O problema foi detectado no DownDetector, site que monitora o funcionamento dos principais serviços online.
Conforme mostra o mapa de calor do DownDetector, a instabilidade não atinge somente o Brasil — há focos de reclamações em outros países da América do Sul, como Argentina, Colômbia e Equador.
Queixas no Twitter
No Twitter, internautas se queixam de problema no Instagram. Veja abaixo:
um dia esse Instagram ainda me mat4 de raiva pic.twitter.com/skBTJH22eY
— renatinha shh... (@queissorenata_) October 20, 2021
Ninguém ta conseguindo postar storie no Instagram
— taty (@tatyfalou) October 20, 2021
Instagram caiu de novo e eu pensando que era minha internet pic.twitter.com/U1399W56QJ
— Bruno Queiroz (@_queirxxz) October 20, 2021
Gente, o Instagram caiu de novo? Em nome de Deeeeus!
— Estefania Testa (@Tuhittando) October 20, 2021
esse instagram a cada dia tá piorando mais n aguento mais essa instabilidade do aplicativo essas atualizações ruins igual fez com os melhores amigos, olha sinceramente pic.twitter.com/VWAska7J2Q
— daniel (@daneldix) October 20, 2021
Esse Instagram, Facebook e WhatsApp estão péssimos ultimamente! pic.twitter.com/XZbTfnhovx
— N?? Pere?r? (@nathanpereirabr) October 20, 2021
O Instagram ainda não se pronunciou sobre a instabilidade na ferramenta.
Apagão em aplicativos do Facebook
No dia 4 de outubro, uma pane mundial afetou o funcionamento dos aplicativos da empresa Facebook - WhatsApp, Instagram e Messenger - além da própria rede social. Os usuários passaram cerca de 6 horas sem conseguir usar as ferramentas.
Após o problema, o Facebook excluiu a hipótese de que o "apagão" mundial dos seus serviços tenha sido causado por um ataque informático e o atribuiu a um erro técnico interno. Em um blog da empresa o vice-presidente de Infraestruturas da rede social, Santosh Janardhan, afirmou que os serviços não ficaram inativos por atividade maliciosa. Foi por "um erro causado por nós próprios", disse.
Horas mais tarde, o próprio administrador e cofundador da rede social, Mark Zuckerberg, pediu publicamente desculpas.